Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Abacate: tudo sobre essa fruta versátil

Abacate: tudo sobre essa fruta versátil

Você com certeza já sabe dos benefícios que uma alimentação saudável pode lhe proporcionar, logo em seu plano alimentar não pode faltar as porções diárias de frutas para incluir em seu dia a dia e assim suprir as necessidades nutricionais para ter manter a alimentação equilibrada. Uma fruta que merece destaque é o abacate (Persea americana Mill.), originário da América tropical (México, Guatemala e Antilhas), o abacate espalhou-se até a América do Sul, chegando à Amazônia.

Uma excelente fonte de gordura boa, que é inclusive comparada a gordura do azeite de oliva. Possui vitaminas, minerais, proteínas, fibras, teor significativo de lipídios, vitaminas B1, B2, B3, B9, vitamina C e E. Também possui níveis elevados de compostos fitoquímicos bioativos, carotenoides, esteróis, compostos fenólicos, entre outros.

O abacate contém mais potássio que a banana, cerca de 100 gramas de abacate possui 634,1 mg de potássio, enquanto a média da banana é de até 400 mg. Consumir uma média de 136 gramas de abacate por dia contribui para reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL); segundo um estudo publicado no Journal of American Heart Association, e o benefício ocorre porque o abacate é rico em gorduras boas. Estudo realizado verificou que o caroço do abacate pode fortalecer o sistema imunológico, as propriedades anti-inflamatórias do caroço de abacate ajudam os que sofrem com doenças que atingem as articulações, como artrite e tendinite.

E não para por ai os benefícios, também reduz a taxa de colesterol e a pressão sanguínea, possui ação antioxidante, age contra prisão de ventre, possui ação anti-inflamatória, auxilia na desintoxicação do fígado, evita fadiga mental, ajuda na formação de ossos e dentes, fornece energia aumentando a disposição.

Os mais conhecidos são o abacate manteiga que é o popular brasileiro, são maiores, com a casa verde, fina e mole e contém mais água, já o abacate avocado com a casca dura e tamanho menor, há duas variedades no Brasil: a hass, com a casca mais escura, vem dos Estados Unidos e o fuerte, com a casca verde brilhante e vem do México. Tem pouca água e é rico em óleo. O abacate avocado tem 10% menos de calorias que o abacate manteiga e seu teor de óleo varia de 20% a 30% contra 5% dos outros abacates.

O óleo de abacate é extraído da centrifugação dos frutos maduros, que já estão mais moles e são os que apresentam teores mais elevados de óleo que pode ser um substituto natural para produtos cosméticos e cremes, que muitas vezes contêm substâncias químicas nocivas à saúde, como os parabenos.

Para a obter os benefícios é muito importante incluir o abacate em plano alimentar equilibrado, até mesmo porque tudo em excesso é prejudicial. O consumo não deve ultrapassar mais que quatro colheres de sopa por dia.

Confira algumas opções de preparações com abacate, inclusive uma receita de sobremesas fitness: mousse de abacate com chia que já postamos aqui.

Receita de guacamole

ABACATE-BENEFICIOS---RECEITA-GUACAMOLE

Ingredientes

  • 2 avocados maduros (o abacate pequeno)
  • 2 tomates italianos sem pele
  • 1/4 de cebola roxa picadinha
  • 3 colheres de sopa de coentro picadinho
  • 1 pimenta dedo de moça, sem sementes, picadinha
  • Suco de 1/2 limão Taiti
  • Sal, pimenta do reino molho tabasco a gosto

Modo de preparo

Corte os tomates ao meio, no sentido do comprimento. Com uma faquinha, retire miolo e sementes e descarte-os. Pique os tomates em cubinhos.

O avocado deve estar bem maduro, com a casca preta. Para abri-lo facilmente, passe a faca, no sentido do comprimento, no meio dele até encontrar o caroço. Gire uma metade contra a outra e elas devem se soltar. Dê uma batidinha com a faca no caroço para soltá-lo. Com as mãos ou uma faquinha, retire a casca do avocado (quando ele está bem maduro, a casca sai com a mão mesmo). Coloque o avocado em uma tigela, amasse com um garfo, jogue o suco de limão e deixe o caroço junto. Deixar o caroço no abacate amassado é o segredo para ele não escurecer, assim ele dura 24h na geladeira em perfeito estado.

Misture todos os ingredientes e tempere bem. Conserve o caroço inclusive enquanto estiver misturando e só retire-o da mistura quando for servir. Se quiser guardar a guacamole na geladeira por até um dia, deixe o caroço junto e ela não vai escurecer nem um pouquinho.

Sirva com tortillas de milho ou Doritos natural.

 Receita de macarrão de abobrinha com molho de abacate

Ingredientes

  • 1/2 abacate maduro;
  • 1 abobrinha grande;
  • 1 tomate;
  • 2 colheres de chá de suco de limão;
  • 1 dente de alho;
  • 1 colher de chá de azeite;
  • 1 colher de sopa de nozes;
  • Manjericão;
  • Salsinha;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Fatie a abobrinha em tiras finas e compridas, parecidas com um macarrão. Ferva as tiras da abobrinha por dois minutos. No liquidificador, misture o abacate, o suco de limão, o alho, o azeite, as nozes, o sal, o manjericão, a salsinha, e 75 ml de água (pode ser a mesma que você usou para cozinhar a abobrinha). Bata até que fique homogêneo. Pique os tomates e adicione-os ao macarrão com o molho de abacate.

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares