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Benefícios do cogumelo para a saúde

Benefícios do cogumelo para a saúde

Um cogumelo cujo nome científico é Agaricus blazei, merece destaque por suas propriedades medicinais que possui compostos contribuem no fortalecimento do sistema imunológico

 

Você sabia que o cogumelo, em sua remota lembrança, foi considerado inferior? Isso se deve ao fato de possuir estrutura simples, mas isso é coisa do passado. Muitos estudos desmistificam essa injustiça com determinados tipos de cogumelos comestíveis em algo que é nutricionalmente rico e beneficia nossa saúde.

Os cogumelos são diferentes em tamanho, cor, textura e sabor. O valor nutricional pode variar conforme o cultivo, espécie, estágio de desenvolvimento e principalmente pelo tipo de substrato que é usado. Considerado um alimento funcional, possui poucas calorias e são utilizados na culinária, também comercializados na forma de suplementos.

 

Alguns benefícios do cogumelo para nossa saúde

Um cogumelo cujo nome científico é Agaricus blazei merece destaque por suas propriedades medicinais, possuindo compostos que contribuem no fortalecimento do sistema imunológico. Previne gripes, resfriados e certas alergias, além de melhorar o funcionamento intestinal por ser rico em fibras como as beta glucanas, as quais  promovem mais saciedade e ainda auxilia no controle da pressão alta e colesterol, protege o cérebro de complicações ligadas à saúde neurológica. Possui ação antioxidante e anti-inflamatória, importantes no combate a doenças crônicas, envelhecimento precoce e outras complicações associadas a hábitos inadequados de cuidados com a saúde.

 

Os cogumelos são comercializados em conservas, congelados, desidratados e frescos, mas na hora da compra considere algumas condições: verifique a data de validade, selo de inspeção, não podem ter aroma forte, manchas ou estar danificados e nem viscoso. Portanto, prefira os macios e firmes.

Quanto à conservação, evite sacos plásticos ou faça pequenos furos, pois a retenção de umidade acelera a degradação. Lugares quentes podem resultar em desenvolvimento de bactérias. Caso pretenda congelar, defina qual a forma de preparo e cozinhe por 3 minutos antes de congelar e guardar em recipiente com tampa e data ideal de uso.

Se optar pelos cogumelos frescos, não precisa lavar, pois absorvem água como se fosse uma esponja, retire os resíduos com papel toalha, escovinha adequada ou pano úmido.

 

Há uma grande variedade de receitas para acrescentar os cogumelos que pode ser preparados grelhados, refogados, assados, fritos ou ao vapor. Os tipos mais utilizados na alimentação são: cogumelo Paris ou champignon, shitake, portobello, shimeji, naméko, funghi secchi ou porcini.

E o modo de preparo despertou até mesmo a curiosidade de pesquisadores que estudaram sobre o melhor processo de cocção e desta forma concluíram que, com o uso do micro-ondas, as propriedades dos cogumelos foram mais preservadas em relação aos que foram cozidos em água.

Se não tem o hábito de incluir cogumelos em sua alimentação, então que tal experimentar? Selecionamos uma receita de sugestão para você colocar novos sabores em seu prato.

Receita de omelete de cogumelo-de-Paris

Ingredientes

  •    2 ovos em temperatura ambiente;
  •    8 cogumelos-de-Paris;
  •    tomilho a gosto;
  •    manjericão a gosto;
  •    1 colher de chá de azeite;
  •    Sal a gosto;
  •    Pitadas de cúrcuma;
  •    pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Em uma tigela adicione os ovos, tempere com sal, a cúrcuma, pimenta do reino e ervas e bata bem até ficar espumoso. Pique os cogumelos e reserve. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio com o azeite. Refogue os cogumelos e tempere a gosto. Quando estiver dourado, retire e escorra no papel toalha. Na mesma frigideira aquecida despeje os ovos reservados, misture bem e deixe solidificar. Quando estiver dourado, coloque o recheio de cogumelos e dobre. Sirva em seguida com folhas verdes!

Receita de salada de cogumelo shimeji

Ingredientes

  •    4 xícaras de chá de shimeji;
  •    3 colheres de sopa de alcaparras;
  •    3 colheres de sopa de cebolinha verde;
  •    1 colher de chá de orégano;
  •    sal a gosto;
  •    vinagre branco a gosto;
  •    azeite de oliva a gosto;
  •    1/2 maço de alface crespa;
  •    1 tomate picado a gosto.

Modo de preparo

Lave o shimeji em água corrente, retire a parte dura de sua base e divida em pedaços. Ferva 1 litro de água e coloque os cogumelos por 5 minutos. Escorra e deixe esfriar bem. Adicione as alcaparras, a cebolinha, o orégano e os temperos. Em uma saladeira coloque as folhas, os tomates, os cogumelos no centro e tempere a gosto com vinagre de vinho branco, azeite, orégano e sal. Sirva.

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Nutricionista Natuclin

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