Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Conheça os alimentos com calorias negativas

Conheça os alimentos com calorias negativas

Eles exigem mais do corpo no processo de mastigação e digestão, sendo excelentes opções para impulsionar o emagrecimento

Você já ouviu falar em alimentos com calorias negativas? Eles possuem alto teor de fibras e água, sendo importantes no processo de emagrecimento se consumidos ao longo do dia e em sua rotina de hábitos saudáveis.

Se você nunca tinha ouvido falar desse termo, saiba que esses alimentos estão mais presentes em nosso cotidiano do que você poderia imaginar. Com criatividade, você pode utilizar os alimentos com calorias negativas e preparar pratos deliciosos com combinações saudáveis.

Vamos às compras?

Sabe aquele hábito de fazer uma listinha de compras e levar ao supermercado? Se você tem esse costume, agora é a hora de anotar mais algumas opções para o seu cardápio.

Vale ressaltar que planejar-se previamente é uma forma de manter uma alimentação saudável, ideal para garantir mais energia, disposição e principalmente prevenir muitos problemas de saúde como obesidade, diabetes, pressão alta e tantas outras. Vamos à lista?

Maçã:

O ideal é consumir a maçã preferencialmente com casca, pois assim aproveitam-se as fibras, algo muito importante para reduzir o apetite e aumentar a sensação de saciedade.

Você pode consumir a maçã com canela, fazendo um suco combinado com gotas de limão e gengibre, mas sem adicionar açúcar ou em seu estado natural, como uma forma de enganar a vontade por doces.

Calorias: 1 unidade de maçã tem aproximadamente 57 calorias.

Melão:

Antes de mais nada, vale ressaltar que o limão é diurético, algo muito bom para saúde. Além disso, ele é rico em propriedades antioxidantes e com apenas uma fatia é possível matar a vontade dos doces e manter a alimentação saudável.

Se preferir, pode incluir o melão em sua salada ou fazer um copo de suco, sem açúcar.

Calorias: 1 fatia média possui aproximadamente 30 calorias.

Laranja:

Você bem sabe, a laranja é fonte de vitamina C, que é responsável por fortalecer o sistema imunológico e manter você longe de diversas doenças. Além disso, a laranja possui fitonutrientes com polifenóis e antocianinas.

Para consumir, prefira a fruta in natura, pois a quantidade de calorias ao fazer um suco, por exemplo, diminui, além de não se aproveitar as fibras da fruta.

Calorias: 1 laranja pera média possui aproximadamente 37 calorias.

Recomenda-se a ingestão de 3 porções de frutas ao dia, mas é importante ficar atento à quantidade e porção calórica desses alimentos. Não se esqueça de aproveitar a gama de alimentos como: manga, melancia, morango, tomate, limão e abacaxi.

Folhosos

Você pode e deve optar por vegetais folhosos verdes, que são ricos em fibras, vitaminas e minerais, além de serem importantes por contribuir na função intestinal e promover saciedade por mais tempo.

Os folhosos também são ricos em nutrientes que merecem destaque, principalmente o ácido fólico, que auxilia na melhora da saúde neurológica e na prevenção de anemia.

Nas refeições principais, aproveite para começar pela salada, combinando com outros legumes e verduras. Que tal algumas sugestões?

– Espinafre, 23 kcal;

– Rúcula, 12 kcal;

– Acelga, 21 kcal;

– Couve, 60 kcal;

– Repolho cru, 18 kcal;

– Alface, 11 kcal;

– Agrião, 17 kcal;

– Brócolis cozido, 25 kcal;

– Couve-flor, 25 kcal;

– Aipo, 16 kcal.

Para formar um prato ainda mais colorido e nutritivo, misture as sugestões de folhosos com beterraba crua (43 kcal), pepino (16 kcal), cenoura (45 kcal), berinjela (25 kcal), cebola (50 kcal) e rabanete (16 kcal).

Diante dessas dicas, procure colocar as opções com mais frequência em seu dia a dia. Além disso, não se esqueça que na combinação dos pratos não pode haver ingredientes que elevam as calorias como, por exemplo, requeijão, creme de leite, alguns tipos de queijos e temperos prontos.

Agora basta apenas priorizar essas sugestões em sua rotina alimentar e formar refeições mais leves com os outros grupos de alimentos menos calóricos e que podem ser aliados à prática de hábitos saudáveis e proporcionar mais qualidade de vida.

Os conteúdos e sugestões deste blog têm caráter meramente informativo, não substituem o aconselhamento e acompanhamento de especialistas das áreas de saúde e demais profissionais.

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares