Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação

Comemorada no dia 16/10, a data busca melhorias contínuas nos níveis de nutrição de todo o mundo.

Atualmente, a preocupação com a desnutrição é ainda maior, pois crescem os números de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e muitas outras associadas à alimentação. Mesmo diante de um quadro inverso da relação de consumo alimentar e condições de saúde, ainda existe muito para ser trabalhado, em especial no que se refere ao uso consciente do alimento.

Uma alimentação completa

Para uma alimentação mais saudável, sustentável e econômica, o proveito total dos alimentos é de suma importância, assim como evitar o desperdício em massa.

Uma demonstração clara disso é aproveitar todas as partes das frutas, verduras e legumes, pois elas são tão nutritivas quanto as partes mais utilizadas.

A cenoura, por exemplo, pode ser usada sem retirar a casca para produzir suco, bolo ou saladas. Já com as folhas de beterraba, é possível fazer omeletes, saladas ou acrescentar no feijão e nas sopas. Além disso, as cascas da banana, laranja, abacaxi, melancia, melão, maracujá, goiaba, manga e tantas outras frutas podem ser acrescentadas em bolos, geleias ou sopas.

Já com as sementes de abóbora, melão, mamão e maracujá, é possível tostar e triturar, sendo uma excelente fonte de fibras para comer com iogurte.

Atenção para a dica:

A principal dica é realizar um planejamento principal da alimentação. Optar por produtos mais frescos possíveis, priorizando os alimentos da época de colheita e atentar-se aos prazos de validade.

Que tal aproveitar todos os nutrientes dos alimentos e dedicar um tempinho para preparar um prato econômico e prático para experimentar novos sabores em sua alimentação? Vou colocar duas receitas que possuem em seus ingredientes o aproveitamento integral de alimentos.

 

ENSOPADO DE CASCA DE MAMÃO

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de casca de mamão picada

2 colheres (sopa) de cebola

1 dente de alho

4 colheres (sopa) de azeite

1 kg de músculo

2 folhas de louro

Sal a gosto

4 xícaras (chá) de água

2 colheres (sopa) de talo de salsa

1 colher (sopa) de molho de pimenta

 

Modo de preparo:

Escalde as cascas de mamão e reserve-as na geladeira. Em uma panela de pressão, doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente a carne, o louro, o sal e a água. Deixe cozinhar até que a carne fique macia. Por último, junte os talos de salsa, o molho de pimenta e as cascas de mamão. Tampe a panela e apure por alguns minutos. Sirva quente.

Dica: A fruta deve estar madura e a casca sem rachaduras ou manchas.

 

SALADA COM SEMENTES

Ingredientes:

1 xícara (chá) de semente de abóbora

1/2 xícara (chá) de semente de melão

Sal a gosto

3/4 de xícara (chá) de tomate com casca e semente

2 xícaras (chá) de repolho fatiado

1 xícara (chá) de cenoura ralada

2 colheres (sopa) de cebola ralada

Cheiro-verde picado a gosto

2 colheres (sopa) de azeite

Suco de 1 unidade pequena de limão

1 colher (sopa) de semente de linhaça

 

Modo de preparo:

Limpe as sementes de abóbora e melão. Lave-as, salgue-as, umedeça-as e leve ao forno por, aproximadamente, 40 minutos. Mexa algumas vezes até ficarem torradas e crocantes. Reserve. Corte o tomate em cubos pequenos. Reserve. Em um recipiente, misture o repolho, a cenoura, o tomate, a cebola e o cheiro-verde. Tempere com azeite e limão. Coloque no liquidificador as sementes torradas e as sementes de linhaça e triture novamente. Adicione à salada no momento de servir. Verifique o sal.

Dica: As sementes de abóbora torradas podem ser consumidas como petiscos e funcionam também como vermífugo natural.

 

Gostou desse conteúdo? Fique de olho pois semana que vem tem mais!

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares