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Dicas para redução do açúcar

Dicas para redução do açúcar

Se você não vive sem um docinho ou está ingerindo mais açúcar do que deveria, essas dicas são para você.

Antes de mais nada, é importante dizer que o açúcar é uma caloria vazia, ou seja, não possui nenhum nutriente que contribui com a saúde. Na verdade, o açúcar é viciante, inflama o organismo, aumenta as chances de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares, causa aumento de peso, prejudica as funções cerebrais, altera a microbiota intestinal e muitas outras complicações que causam desordem no organismo.

Além disso, seu consumo em excesso promove a resistência à insulina e isso gera produção excessiva que, posteriormente, será estocada em forma de gordura abdominal.

Analisando o açúcar

Você sabia que existem vários tipos de açúcar? Xarope de milho, maltose, dextrose, frutose, mel e sacarose são alguns dos mais comuns nos alimentos que consumimos. Por isso, é importante ficar atento aos rótulos dos produtos.

É necessário saber a quantidade de açúcar presente nos alimentos ingeridos. Se ele estiver entre os 3 primeiros ingredientes de um produto ou se contiver mais de 15g a cada 100g do alimento, é melhor evitar, pois é um sinal de que aquele determinado alimento possui um alto teor de açúcar.

A ingestão ideal de açúcar é de 25g ao dia para qualquer pessoa, já incluso o que está embutido em outros alimentos e não somente aqueles que você adoça, como cafés ou sucos. Por isso, é preciso ter cuidado na quantidade diária ingerida.

Dicas de como diminuir a quantidade de açúcar em seu dia a dia

Sabemos que ninguém resiste a um chocolate, não é mesmo? Por isso, caso sinta vontade, prefira o meio amargo ou os que possuem uma quantidade maior de cacau, como as versões 60 e 70%, por exemplo.

Esses alimentos são ricos em antioxidantes e flavonoides, além de possuírem uma quantidade menor de açúcar do que as versões tradicionais. Mas é importante não atacar a barra, 3 quadradinhos no máximo já são suficientes.

Uma dica que também pode funcionar é experimentar apenas cheirar o chocolate ao invés de comer, pois dessa forma você engana o cérebro e pode acabar comendo menos. Parece estranho, mas vale tentar, certo?

Programe-se para evitar os doces

Nem sempre é fácil evitar os doces, mas, para não cair na tentação de sair comprando aquele doce saboroso na vitrine da loja, programe-se e leve uma frutinha como maçã, banana, pera ou frutas secas como ameixa, damasco, banana desidratada e até mesmo fazer uma combinação com oleaginosas.

Caso você não se satisfaça apenas com as frutas, pode optar por pequenas porções de sua preferida e incrementar com 1/2 colher de sopa de aveia ou quinoa em flocos com umas pitadinhas de cacau e canela em pó.

Existe ainda a possibilidade de preparar um mix de granola sem açúcar, apostando na combinação de sementes de chia ou linhaça, aquela que for de seu agrado, com leite ou iogurte desnatado. Essa opção é ótima para ser consumida nos intervalos entre as refeições.

Viu só como é possível diminuir a quantidade de açúcar ingerida? Com as nossas dicas, certamente você não terá dificuldades em encontrar a melhor opção para o seu dia a dia.

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo que eu respondo! 

Até a próxima!

Nutricionista Natuclin

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