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Os benefícios de uma alimentação saudável

Os benefícios de uma alimentação saudável

Já parou para pensar quantos benefícios uma alimentação saudável pode lhe proporcionar. Além de garantir mais qualidade de vida também previne doenças e permite um funcionamento mais adequado ao organismo. Para ter energia e disposição é fundamental seguir um plano alimentar que atenda a todas as necessidades nutricionais diárias e forneça alimentos de qualidade para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Uma alimentação equilibrada contempla vários grupos de alimentos e os principais são as proteínas, carboidratos e gorduras.

O desenvolvimento de algumas doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, alguns tipos de câncer entre outras pode ser resultado de uma alimentação inadequada, onde pode se destacar os alimentos ricos em açúcar, gordura, farinhas brancas, produtos processados e ultra processados que devem ser evitados.

Além de causar determinadas doenças é importante reforçar que a expectativa de vida é reduzida quando não há cuidado na alimentação. Outra condição relevante é o equilíbrio hormonal, pois com a ingestão dos alimentos o organismo libera hormônios em determinadas quantidades, mas pode ficar descontrolado se nutrido inadequadamente. Um exemplo de órgão que pode sofrer desequilíbrio hormonal é a tireoide, e os  transtornos mais frequentes são o hipertireoidismo quando são produzidos mais hormônios do que o nosso organismo necessita, e no hipotireoidismo não ocorre a produção suficiente de hormônios.

Alguns desconfortos como enxaqueca, dor muscular, indisposição, alteração de humor entre tantos outros sintomas, podem sim ser provenientes de uma alimentação desequilibrada. Se observar que algo não vai bem com sua saúde, recomenda-se sempre procurar ajuda de um médico que direcionará o melhor procedimento para resolver seu problema de saúde.

Algumas ações em seu cotidiano podem contribuir e muito para sua saúde. Com pequenas mudanças irá gradativamente obter resultados que trarão mais qualidade de vida e isso refletirá em várias áreas de sua vida.

Programe-se para:

  1. Água: Beber pelo menos 2 litros de água por dia;
  2. Frutas: 2 a 3 unidades por dia;
  3. Legumes e verduras: porções generosas no almoço e no jantar;
  4. Proteínas variadas: incluir pequenas porções sempre variando as opções e preferencialmente magras; evite as carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, bacon, peito de peru e salames.
  5. Utilize temperos naturais e evitando sempre os industrializados;
  6. Carboidratos: prefira os integrais que são ricos em fibras, vitaminas e minerais;
  7. Evite o consumo de alimentos ricos em açúcar e/ou gorduras, como refrigerantes, bolos, chocolates, biscoitos e balas, congelados industrializados; entre outros
  8. Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias
  9. Gorduras: evitar o consumo de frituras, como salgados, pastéis, empanados e batatas fritas, preferindo gorduras boas como azeite, castanhas, abacate, coco, chia e linhaça;
  10. In natura: sempre opte pelo alimento natural que possui mais nutrientes do que os alimentos processados.
  11. Horários: coma com regularidade e tente fazer suas refeições diárias em horários semelhantes
  12. Coma sempre devagar e deguste com calma o que está comendo, e não se envolva em outra atividade que distrais sua atenção, fazendo ingerir mais do que deveria.

Além da alimentação também é importante praticar regularmente atividade física com orientação profissional para potencializar os benefícios para sua saúde.

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