Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Pinhão e seus benefícios para a saúde

Pinhão e seus benefícios para a saúde

Já que estamos na época de saborear as famosas comidinhas típicas de inverno, então vamos falar um pouco sobre uma semente de pinheiro que tem muitos apreciadores e também um hábito de algumas tribos indígenas.

O pinhão é a semente da pinha da Araucaria angustifolia, comum no sul e sudeste do Brasil e sua história é milenar e ainda conta com a preciosa contribuição da ave símbolo do Paraná; a Gralha Azul que segundo relatos é a replantadora da árvore, pois durante o outono, pegam os pinhões e estocam no solo ou em pedaços de árvores apodrecidos no chão, favorecendo o nascimento de novas árvores.

O pinhão possui aproximadamente 20 calorias por unidade, não contém glúten, é rico em fibras, amido, vitaminas, minerais, proteínas e fonte de vitamina B1 que contribui na saúde neurológica, principalmente na memória. Possui gorduras monoinsaturadas, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e tem ação antioxidante que protege as células dos radicais livres.

A preparação do pinhão pode ser tanto em água como em calor seco em fogueiras ou na brasa. Também é possível fazer a farinha de pinhão e adicionar em bolos, pães, molhos, tortas, sopas, saladas e até sobremesas. No modo tradicional é cozido em panela de pressão com água e sal e consumido ainda quente.

Lembrando que para manter a saúde em dia, busque sempre manter hábitos saudáveis que contribuirão para ter mais qualidade de vida.

Agora que você sabe um mais sobre o pinhão aproveite para preparar uma deliciosa receita para variar o cardápio e surpreender com seus dotes culinários.

 

Frango ensopado com pinhão

Ingredientes

1 kg de sobrecoxas de frango
3 colheres (sopa) de óleo de milho
4 dentes de alho amassados
1 cebola pera picada
250 g de cebola
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
4 tomates  picados sem pele e sem sementes
1 xícara (chá) de água quente
3 xícaras (chá) de pinhão cozido cortado em rodelas
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha cortada em rodelas
1 limão  espremido
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Tempere o frango com o suco do limão, sal e a pimenta. Reserve. Aqueça o óleo em uma panela e junte o alho e as cebolas. Frite até começar a dourar. Acrescente o frango e o extrato de tomate e refogue-o até ficar bem dourado.

Adicione o tomate, a água quente e cozinhe no fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a carne ficar macia. Junte o pinhão, a salsinha e a cebolinha.

Nutricionista Natuclin

Fonte: Gostinho Brasileiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares