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As 4 dicas de ouro para dormir melhor

As 4 dicas de ouro para dormir melhor

Um verdadeiro sonho para muitas pessoas, dormir bem e consequentemente ter mais saúde; o sono é fundamental para a recuperação e equilíbrio do organismo, além de ser um dos pilares da prática de hábitos saudáveis.

Dormir pouco resulta em muitos prejuízos à saúde como: cansaço físico e mental, fraqueza, irritação, baixo rendimento, aumenta os riscos de acidentes, problemas cardíacos e neurológicos e tantas outras complicações.

Segundo cientistas que realizam pesquisa sobre a regulação do sono, alguns fatores devem ser considerados: a necessidade biológica de dormir, o horário em que se dorme; que faz referência à condição de claro e escuro no ambiente e também o fator comportamental que diz respeito aos hábitos de cada pessoa antes de dormir.

Não existe fórmula mágica para ter boas noites de sono, mas algumas ações podem contribuir para que possa descansar e repor as energias, então procure colocar essas dicas em prática:

 

  1. Desconecte

Ainda que você tenha uma demanda e precise usar a tecnologia em sua rotina, é necessário desconectar, pois a luz do celular deixa o cérebro desperto, eleva o cortisol e  ainda interfere na produção do hormônio do sono que é a melatonina. Os especialistas recomendam evitar o uso de celulares e similares por pelos menos duas horas antes de dormir ou ainda usar a própria tecnologia e utilizar os aplicativos que filtram a iluminação;

  1. Reveja hábitos

Além de prejudicar o bom funcionamento do organismo, certos vícios precisam ser eliminados de sua vida; entre eles: ingerir refrigerante, chimarrão e bebidas alcoólicas, fumar ou de repente é algo que está relacionado com a alimentação. Vale também apostar em ações que não são hábitos rotineiros; quem sabe meditação, ioga, alongamento, ler ou escrever sobre algo de seu interesse.

  1. Prepare o ambiente

O local onde dorme merece cuidados especiais, faça algumas mudanças como trocar a cores vibrantes por tons mais claros que dão uma sensação de tranquilidade, observe se o colchão e os travesseiros estão realmente adequados ou se de repente precisam ser renovados, evite levar tarefas ou acumular objetos que distraia e não te deixam relaxar, organize todo o quarto, controle a temperatura, evite excesso de luminosidade, coloque plantas que são indicadas para manter em quartos, como a lavanda, jasmin, aloe vera ou lírio da paz.

  1. Nutrindo o sono

A alimentação equilibrada faz toda a diferença no ciclo do sono, a ingestão de alimentos que estimulam a produção de serotonina que é um neurotransmissor que entre outras funções, age regulando o sono. Esses são alguns nutrientes que estão envolvidos nas reações que são benéficas ao bom funcionamento do organismo:

Triptofano – por ser precursor da serotonina, o triptofano é fundamental na produção do hormônio do sono  (a melatonina); contribui de forma efetiva na qualidade do sono, ajuda na regulação do cortisol (hormônio do estresse) que quando se encontra alterado, gera prejuízos ao organismo como ansiedade, alteração de humor e  insônia. As principais fontes são: cacau, banana, abacate, aveia, castanhas, ovo, proteínas magras como frango e peixe;

Vitamina B6 – também conhecida como piridoxina é uma vitamina contribui no metabolismo do triptofano, que ajuda na saúde mental e emocional, auxilia o sistema nervoso na liberação adequada dos hormônios relacionados ao sono e ao bem-estar. Consuma com regularidade alimentos como: semente de girassol, nozes, cereais integrais, ovos, peixes, grão-de-bico, frutas cítricas, germe de trigo, vegetais verdes escuro.

Magnésio – esse mineral se liga a receptores que acalmam as atividades nervosas e relaxam o organismo, também auxilia na regulação dos níveis de melatonina, entre os alimentos temos: nozes e castanhas, integrais, espinafre, lentilha, ostra, leite, acelga, chocolate amargo.

Em determinados casos é possível incluir alguns suplementos para suprir a necessidade diária recomendada para a manutenção integral da saúde. Pequenas mudanças fazem toda a diferença para ter boas de sono, ainda mais se conciliar com hábitos saudáveis que resultaram em mais qualidade de vida.

Nutricionista Natuclin

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