Conheça todos os benefícios do Óleo de Cártamo

Postado em: Cuidados com a Saúde - 26/07/2019

Veja quais são as principais vantagens de incluir o Óleo de Cártamo na alimentação

O Óleo de Cártamo é rico em ácidos graxos e proporciona diversos benefícios à nossa saúde. O Blog da Natuclin já falou sobre a origem, composição nutricional e algumas formas de uso desse óleo. Neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre essa planta fantástica que a natureza nos oferece. Vamos lá?

Além de ser amplamente utilizado na área de cosméticos, o Óleo de Cártamo também é matéria-prima na indústria de nutracêuticos, suplementos desenvolvidos a partir dos compostos bioativos e concentrados na forma de pós, comprimidos ou cápsulas, indicados para complementar a alimentação e tratar ou prevenir determinadas condições de saúde.

O óleo, extraído da semente do cártamo, tem sido alvo constante de estudos que comprovam sua eficácia. Aqui estão seus principais benefícios:

Controle e redução de peso

O Óleo de Cártamo auxilia na redução de peso devido aos ácidos graxos (ômegas 6 e 9), que atuam na queima de gordura. O óleo funciona como uma espécie de catalisador: reduz a energia de ativação, mas aumenta a velocidade de reação da gordura marrom, que é considerada “boa”. Este tipo de gordura, além de gerar calor para os órgãos vitais, ainda é excelente na queima de calorias.

As gorduras monoinsaturadas ácidos oleico (ômega 9) e polinsaturadas ácido linoleico (ômega 6), são uma dupla perfeita para quem busca redução de peso ou simplesmente quer manter a forma. Elas mobilizam a gordura branca localizada na barriga, cintura e quadril e aceleram a queima nestas regiões. O ômega 9 ainda ajuda diminuir a produção de cortisol, um dos  responsáveis pelo armazenamento de gordura na região abdominal.

A Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, concluiu em um de seus estudos que a ingestão do Óleo de Cártamo pode aumentar a produção de adiponectina, um hormônio secretado pelo tecido adiposo que exerce diversas ações positivas em nosso organismo, como reduzir a absorção de colesterol e gorduras no intestino. Ou seja, o estudo comprova que o óleo é ótimo para combater aquelas gordurinhas que tanto incomodam e dificultam o emagrecimento.

Ação antioxidante

Rico em vitamina E, o óleo de Cártamo pode ser considerado um excelente antioxidante. Ele combate os radicais livres que prejudicam as células do corpo, além de equilibrar os níveis de colesterol, o que reduz o risco de problemas cardíacos, pois os vasos sanguíneos são beneficiados com o relaxamento e redução da pressão arterial importantes na saúde cardiovascular.

Outras ações importantes do Óleo de Cártamo no organismo incluem a saciedade – uma vez que retarda o esvaziamento gástrico, o auxílio na recuperação dos tecidos, o fortalecimento do sistema de defesas do organismo, a prevenção da retenção de líquidos, o combate à celulite e até mesmo a prevenção de alguns tipos de câncer.

Não é indicado o uso de Óleo de Cártamo para gestantes, lactantes, pessoas com problemas de coagulação e crianças, exceto sob orientação médica ou de nutricionistas. A recomendação de uso é de ingestão entre 30 e 60 minutos antes das principais refeições, ou de acordo com orientação profissional para cada perfil. Seus efeitos são potencializados com atividades físicas frequentes e alimentação equilibrada.

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você