Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Dia mundial de combate ao câncer

Dia mundial de combate ao câncer

Dia 08 de Abril é o dia mundial de combate ao câncer,08 uma das doenças que mais atinge e mata pessoas em todo o mundo. A data foi criada com o objetivo de alertar a população sobre a doença e promover ações preventivas de hábitos saudáveis que fazem toda a diferença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 30% das mortes causadas pelo câncer poderiam ser evitadas com diagnósticos no estágio inicial bem como atitudes diárias de promoção da saúde.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, há uma estimativa de registro de aproximadamente 600 mil novos casos de câncer no Brasil entre 2018 e 2019.

O Câncer é um conjunto de mais de cem doenças onde ocorre um crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, e costumam ser agressivas e incontroláveis e o acúmulo de células cancerosas determinam a formação de tumores.

Os fatores de risco de câncer podem ser encontrados em sua maioria no ambiente ou podem ser herdados. Entende-se por ambiente o meio em geral como água, terra e ar, o ambiente ocupacional referente a indústrias químicas e outros, o consumo de alimentos, medicamentos, o ambiente social e cultural com estilos e hábitos de vida que podem determinar diferentes tipos de câncer.

Para os especialistas, a prevenção deve iniciar desde cedo, sendo fundamental praticar e repassar. Os hábitos alimentares incentivados em casa desde cedo servirão de referência para a vida futura e pode contribuir significativamente na saúde como um todo. Estudos científicos confirmam os benefícios de uma alimentação equilibrada e redução dos riscos  no desenvolvimento do câncer.

Ações diárias que contribuem para manutenção da saúde devem ser contínuas, alimentação equilibrada dando preferência para o mais natural possível, atividade física, hidratação adequada, uso de protetor solar, uso de preservativos, vacinas em dia e participação nas campanhas realizadas para a prevenção do câncer. E para quem já passou por tratamento contra a doença os cuidados devem ser redobrados.

Importante ressaltar também alguns fatores que podem expor a saúde e são riscos elevados para desenvolver a doença: sedentarismo, fumo, bebidas alcoólicas, exposição excessiva ao sol, uso de substâncias viciantes, alimentos ricos em sal, gordura, açúcares, corantes, aditivos entre outros. Pense nos benefícios que uma alimentação saudável pode lhe proporcionar

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares