Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Emagrecer rápido ou emagrecer de forma saudável?

Emagrecer rápido ou emagrecer de forma saudável?

A procura pelo peso ideal está associada a resultados imediatos, porém querer emagrecer rápido não é saudável e pode acarretar problemas graves de saúde.

Algumas pessoas buscam emagrecer rápido por diversos motivos, talvez a principal razão seja a ansiedade. É preciso lembrar que o emagrecimento saudável vai além de uma dieta, o ideal é conseguir manter um estilo de vida baseado em uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.

É possível encontrar métodos e dietas que prometem a perda de peso rápida em questão de dias ou semanas, mas é preciso estar atenta, restringir ou eliminar certos tipos de alimentos pode ser prejudicial à saúde.

Listamos alguns riscos ou efeitos colaterais destas dietas milagrosas:

  • Cálculo biliar: Cálculo biliar são pedras sólidas de colesterol que se formam na vesícula biliar. Quando a perda de peso é mais rápida que o ideal causa um desequilíbrio neste órgão e pode causar o aparecimento dos cálculos;
  • Metabolismo lento: Quando a perda de peso é muito rápida faz com que o organismo fique no modo de sobrevivência, e deixa o metabolismo mais lento em repouso e isso altera diversas funções e as chances de recuperar o peso perdido aumentam;
  • Desequilíbrio dos fluídos: O emagrecimento rápido pode causar a excreção de sódio e outros minerais, isso desequilibra a quantidade de eletrólitos no organismo. Os eletrólitos são importantes, pois desempenham a função de contração muscular, inclusive do coração;
  • Falta de vitaminas: Dietas que prometem emagrecer rápido e fácil são restritivas de vitaminas e minerais. A delas pode acarretar problemas no sistema imunológico, desequilíbrios funcionais, caibras, problemas na pele, cabelos e unhas e a longo prazo problemas mais graves.

O melhor a ser feito é buscar ajuda de profissionais qualificados e com isso manter hábitos saudáveis. Normalmente a redução de calorias é feita de maneira moderada e gradual e a avaliação é realizada de acordo com as características de cada pessoa.

Você também pode aliar o uso de suplementos emagrecedores com moderação junto com a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável assim você terá um resultado de melhor qualidade e conseguindo manter a disciplina dificilmente você sentirá o famoso efeito sanfona.

Você já fez alguma dieta que prometia emagrecer rápido? Conta aqui pra gente nos comentários

Nutricionista Natuclin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares