Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Falta de sono envelhece o cérebro mais rápido

Falta de sono envelhece o cérebro mais rápido

Em geral recomenda-se oito horas de sono aproximadamente e independente da faixa etária. A falta de sono compromete a memória, a produtividade, o aprendizado, entre outros prejuízos; enfim resultam negativamente tanto na área mental, quanto física e também acaba até mesmo reduzindo o tempo de vida.

Existe cinco fases do sono, sendo que em determinados estágios o corpo se movimenta, enquanto em outros fica completamente imóvel, isso porque há variação de luz e temperatura entre o dia e a noite. Os idosos são mais afetados em relação aos ciclos do sono o que acaba prejudicando ainda mais a saúde e o cérebro principalmente.

As consequências da falta de sono são inúmeras, uma delas é o ganho de peso devido a relação hormonal; pois quem dorme pouco tem os níveis de grelina  (responsável por estimular o apetite) elevados e em contra partida a leptina  que sinaliza para o cérebro que o organismo está alimentado fica baixo; logo  há uma grande possibilidade de ganhar uns quilinhos a mais.

As consequências da falta de sono são evidentes para quem sofre de hipertensão, pois pode ter a pressão ainda mais elevada, também acaba gerando doenças cardiovasculares, calcificação e processos inflamatórios podem ocorrer e pode aumentar a chance de desenvolver alguns tipos de câncer. Há uma redução significativa do hormônio do sono (melatonina); inclusive associado a alguns casos de câncer de mama. As crianças também podem ter prejuízo no crescimento devido à ineficiência de produção do hormônio do crescimento, além de contribuir na reparação de massa muscular, celular e tecidual em todas as fases da vida.

A imunidade pode ficar baixa, uma vez que determinados hormônios celulares que atuam no combate a infecções tem sua produção alterada. Os reflexos são diminuídos e realizar  tarefas simples ou complexas pode elevar os riscos de acidentes, como no caso de quem precisa dirigir ou operar máquinas.

A ciência tem apresentado alguns estudos que buscam estratégias para contribuir na qualidade do sono em especial de idosos que são mais prejudicados. Sempre destacamos a importância dos hábitos saudáveis para ter mais qualidade de vida, você pode conferir os benefícios de uma alimentação saudável e dicas para acordar mais disposto. Em casos específicos procure auxilio médico e fique com a saúde em dia, pois prevenindo com certeza as chances de ter surpresas desagradáveis no futuro será reduzida.

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares