Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Novembro Azul: saiba como se prevenir do câncer de próstata

Novembro Azul: saiba como se prevenir do câncer de próstata

Visando a prevenção e o diagnóstico precoce, o Novembro Azul ganhou o mundo com o intuito de alertar sobre o câncer de próstata.

Durante todo o mês de novembro diversas campanhas por todo o mundo servem como forma de alertar sobre os riscos, perigos, prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. No mundo, esse é o sexto tipo de câncer mais frequente, acometendo principalmente os homens a partir dos 50 anos.

Quais são as causas do câncer de próstata?

Não é possível definir uma causa específica, mas sim uma combinação de fatores que podem levar ao desenvolvimento desta doença. São eles: condições hormonais, obesidade, fatores genéticos e ambientais, assim como hábitos alimentares ruins, que elevam a possibilidade de desenvolver o câncer de próstata.

Existe sintomas?

Inicialmente a doença é muito silenciosa e costuma não apresentar sintomas. Entretanto, a partir do momento em que há um avanço, podem ocorrer sinais como: dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e presença de sangue na urina. Por isso, é fundamental prestar atenção em seu corpo.

Cuidados necessários:

  1. É muito importante realizar o exame de próstata, principalmente após os 40 anos. É a partir dele que o médico especialista poderá, por meio do toque, sentir alguma possível alteração na região e providenciar os tratamentos mais adequados.
  2. Entretanto, é essencial cuidar-se durante toda a vida, principalmente com a alimentação. Optar por reduzir o consumo de açúcar, farinha branca, embutidos, comidas gordurosas, bebidas alcoólicas e processados, é um excelente começo.
  3. Prefira alimentos in natura, eles proporcionam uma alimentação saudável e natural. O licopeno encontrado no tomate é um componente protetor, fonte de ômega 3 que tem ação protetora e anti-inflamatória. Que tal incluir porções diárias de frutas, verduras, legumes, proteínas magras, grãos e cereais integrais em sua dieta? É uma ótima forma de cuidar da alimentação.
  4. Além disso, é essencial praticar rotineiramente alguma atividade física do seu interesse para que o corpo esteja sempre em movimento. Isso contribui para uma saúde melhor e longe dos problemas. Mas, lembre-se: é essencial a orientação de um profissional.

Topa um desafio?

Se você precisa mudar alguns hábitos alimentares para melhorar a saúde e evitar problemas como o câncer de próstata, por exemplo, é essencial tomar uma atitude e mudar sua rotina aos pouquinhos, até que seu corpo se acostume com a novidade.

Que tal começar reduzindo refrigerante, suco de pacotinho e caixinha e o açúcar? Eles são péssimos para sua saúde e se conseguir abandonar de vez, será maravilhoso!

Uma opção para hidratar-se no intervalo das refeições pode ser: água, chá, sucos naturais sem açúcar, água com limão, água saborizada com gengibre, hortelã, canela ou outra combinação de sua preferência. O segredo é abusar da criatividade, mas sempre com bom senso, até achar uma forma de aprimorar seus hábitos visando mais qualidade de vida.

Então, topa o desafio? Lembre que seus hábitos alimentares de hoje influenciarão de forma positiva ou negativa sua saúde futuramente, por isso, é importante começar agora mesmo! Como está seu estilo de vida? Como deseja estar daqui uns anos? Viver é saudável, reinvente-se, a escolha é sua!

 

Nutricionista Natuclin

 

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares