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O que é ômega 3?

O que é ômega 3?

Você já deve ter escutado sobre Ômega 3, mas já parou para pensar o que é o Ômega 3? Separamos alguns conteúdos para explicar tudo o que engloba sobre o Ômega 3. Hoje vamos explicar o que é e nos próximos posts vamos falar sobre os benefícios e os modos de uso, como escolher e quando você pode usar o Ômega 3. Vamos lá?

O ácido graxo é um tipo de lipídio usado como combustível pelas células, sendo uma das principais fontes de energia junto com a glicose e as proteínas. Os ácidos graxos são classificados pelo comprimento da cadeia de carbono, por número de duplas ligações na cadeia de carbono e pela configuração das duplas ligações e são divididos em saturado e insaturados, além de colesterol.

Os ácidos graxos Ômega-3 são compreendidos por:

Ácido docosaexaenoico (DHA), ácido eicosapentaenoico (EPA) de origem marinha e alfalinolênico (ALA) de origem vegetal.

Quando se fala em ácidos graxos essenciais (AGE) significa que o organismo não produz, logo é necessário ingerir através da alimentação ou suplementação, pois os alimentos na maioria das vezes, não fornecem a quantidade desses nutrientes.

As quantidades de ácidos graxos essenciais em fontes vegetais são diferentes devido às condições de cultivo, já as fontes animais têm uma variação ampla referente à alimentação do animal e composição do ácido graxo. Outro detalhe é a procedência do alimento, pois peixes criados em cativeiro, por exemplo, podem conter corantes para formar a cor rosada do salmão natural ou talvez utilizar grande quantidade de gordura e altas doses de antibióticos para crescer rápido.

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Importante considerar que a ingestão de determinadas quantidades de alimentos fonte não atende as recomendações nutricionais diárias sendo necessária a suplementação para atender a demanda que o organismo precisa para o funcionamento adequado.

As fontes animais de ômega-3 são arenque, sardinha, salmão, cavala, peixe-espada, crustáceos e moluscos.

As fontes vegetais de ômega-3 são: sementes moídas de linhaça, chia, abóbora e de cânhamo, algas, oleaginosas em geral, leguminosas como feijão, soja, ervilha, espinafre, brócolis e couve-flor.

De forma resumida explicamos o que é o Ômega 3. Você pode ler neste outro post os benefícios e as vantagens do Ômega 3.

E lembre-se que você pode deixar o seu comentário aqui embaixo.

Nutricionista Natuclin

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