Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Ômega 3: 10 Benefícios e vantagens para a sua saúde

Ômega 3: 10 Benefícios e vantagens para a sua saúde

E hoje vamos falar novamente sobre o Ômega 3. A nutricionista separou 10 benefícios e vantagens para a sua saúde que o Ômega 3 proporciona. Sugerimos que você leia o primeiro texto, onde explicamos o que é o Ômega 3. Caso você já tenha lido, prossiga a leitura aqui. Lembrando que você pode adquirir esse nutriente com a alimentação e/ou com a suplementação em cápsulas.

  1. Previne doenças cardiovasculares
    O ômega 3 chamou a atenção de médicos e cientistas em alguns estudos realizados com  esquimós que possuíam baixas incidências de doenças cardiovasculares, consumir ômega 3 regularmente ajuda na prevenção de problemas cardíacos e um dos motivos é a diminuição da coagulação sanguínea, com isso ajuda a combater doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), problemas de colesterol e pressão arterial e aterosclerose.
  2. Reduz triglicerídeos e LDL colesterol
    O LDL comumente chamado de colesterol ruim pode se fixar nas artérias, logo reduz o diâmetro dos vasos sanguíneos e dificulta a passagem do sangue. Estudo clínico recente investigou os efeitos de duas doses diferentes de ácidos graxos ômega 3 e concluiu que concentração sérica de triglicerídeos reduziu significativamente em até 27 % em seguida ao tratamento com a dose mais elevada de ácidos graxos ômega 3, quando comparada ao grupo placebo ou ao que recebeu a menor dose.
  3. Ação Anti-inflamatória
    Eficiente no combate a inflamações das articulações como ocorre na artrite reumatoide, contribui para prevenção de osteoartrite e pode retardar a progressão; pois melhora a saúde óssea, aumentando os níveis de cálcio no corpo, beneficia tanto na cartilagem quanto no osso sob a cartilagem, reduz inchaços e aliviar a dor muscular.
  4. Desempenho cognitivo
    O ômega-3 é componente da membrana externa das células do cérebro, por onde passam todos os sinais nervosos que atuam nesse fluxo. O sistema nervoso precisa de ômega-3 em especial o DHA, aproximadamente 60% do peso total do cérebro é composto por gordura, em média 15-20% é composto de DHA que também isola as células cerebrais promovendo mais eficiência na neurotransmissão. Importante na manutenção e funcionamento cerebral reduz os riscos de doenças degenerativas, evita dificuldade de aprendizado e problemas de memorização.
  5.  Benefícios na infância
    Crianças que consomem ômega 3 tem mais qualidade do sono, auxilia no desempenho escolar, principalmente no desenvolvimento da capacidade de leitura e concentração, ajuda na memória e protege o coração dos pequenos. Estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition em 2016 publicou uma pesquisa e demonstrou que  crianças de 3 a 5 anos que receberam um suplemento de ômega-3 apresentaram um desempenho melhor em testes de inteligência, aprendizado e vocabulário.
  6. Ômega 3 na gestação
    Mães com deficiência de ômega-3 ou obesas podem gerar filhos com quociente de inteligência (QI) menor, pois pode comprometer a formação cerebral. Os estudos apontam essa recomendação principalmente nos seis primeiros meses da gestação e podem reduzir o parto prematuro, baixo peso ao nascer e contribui no pós-parto, tanto na saúde da mãe quanto do bebê.
  7. Tratamento de depressão e estresse
    Potencializa os efeitos dos antidepressivos devido a atuação do EPA e do DHA, esses ácidos graxos ajudam estabilizar os níveis do neurotransmissor dopamina no cérebro, estimulando o crescimento neuronal no córtex frontal e o fluxo sanguíneo neste local.
  8. Fortalece a imunidade
    Contribui na regulação das células do sistema imune, diminuindo as citocinas que ativam ou regulam a resposta imune total, logo torna mais fortalecido e evita doenças. O ômega reduz a produção de compostos inflamatórios que podem danificar o sistema imunológico.
  9. Pele e cabelo saudável
    Com propriedades de proteção, ajuda na prevenção e tratamento da dermatite, revitaliza e rejuvenesce a pele e diminui a síntese de melanina para melhorar e manter o tom de pele adequada deixando a pele lisa, suave e sem falhas. Nos cabelos atua evitando que fiquem quebradiços, secos, com coceira no couro cabeludo, diminui caspa, queda de cabelo devido à circulação sanguínea inadequada.
  10. Praticantes de atividade física
    Os ácidos graxos promovem maior fluxo sanguíneo muscular, aumenta síntese proteica e capacidade de contração muscular, contribui na recuperação muscular, reduz estresse oxidativo pós-treino e melhora sensibilidade a insulina.

Estas são pelo menos 10 vantagens do ômega 3 tem para a sua saúde. Claro que existem muitos outros benefícios, e você pode incluir em seu dia a dia alimentos ricos em Ômega 3 ou utilizar a suplementação em cápsulas também.

Fique de olho nos próximos conteúdos, vamos explicar quando é necessário utilizar o Ômega 3 em cápsulas. E se ficou alguma dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares