Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Os segredos das cores dos vegetais

Os segredos das cores dos vegetais

 

Quanto mais variedades de alimentos estiver em seu prato, maior a quantidade de vitaminas e antioxidantes você pode garantir, pois cada cor esconde uma propriedade diferente. Por este motivo, especialistas de nutrição insistem para que as pessoas montem um prato super colorido.

A verdade é que as cores dos alimentos não estão ali por acaso, elas representam vitaminas e antioxidantes específicos, os quais ajudam determinado órgão ou mecanismo do corpo. Por isso, as cores dos vegetais e das frutas são vistas como guardiãs da saúde, que atuam contra a ação dos radicais livres, fortalecem o sistema de defesa, favorecem a flora intestinal e previnem doenças, como, câncer, diabetes tipo 2, hipertensão e problemas cardíacos.

Por trás do tom laranja da cenoura ou do amarelo da manga, estão escondidas substâncias capazes de deixar a pele mais bonita, o cabelo mais sedoso e até o humor melhor. Além disso, existem seis grupos de alimentos divididos em: amarelo, verde, marrom, vermelho, branco e roxo. Enquanto o amarelo e o alaranjado indicam a presença de betacaroteno e vitamina C, que fortalecem o sistema imune, os alimentos avermelhados, como tomate, são ricos em licopeno – um antioxidante que previne certos tipos de câncer, como o de próstata. Porém, mesmo com tanta variedade de alimentos e de cores, na pressa do dia a dia nem sempre as pessoas enriquecem suas refeições com alimentos naturalmente coloridos. Lembre-se: suco de fruta em pó é colorido artificialmente, assim como iogurtes, balas, sorvetes, biscoitos e outros alimentos industrializados que contêm corantes artificiais – esses não são nem um pouco saudáveis.

Fonte: Revista Vegetarianos

 Nutricionista Natuclin

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares