Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Regime ou dieta ou reeducação alimentar? Explicamos o que é cada um

Regime ou dieta ou reeducação alimentar? Explicamos o que é cada um

Com certeza você já ouviu ou leu sobre regimes, dietas e até reeducação alimentar. E esses termos estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, mas você já parou para pensar nas diferenças de cada um? O ideal é fazer Regime ou Dieta? Todos podem fazer Reeducação Alimentar?

Apesar da semelhança cada um tem sua peculiaridade e todas terão mudanças na alimentação de acordo com a necessidade de cada um. A nutrição adequada busca suprir as carências ou excessos nutricionais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

O que é regime alimentar?

O regime alimentar geralmente está relacionado a uma restrição, costuma retirar alguns alimentos e busca a perda de peso rápida, mas depois de um período ocorre o chamado “efeito sanfona”, recuperando o peso perdido ou até mesmo mais e essa busca pela aparência física instantânea prejudica o corpo e muitas vezes pode desencadear desordens no organismo gerando graves problemas de saúde

O que é dieta?

O conceito de dieta tem origem grega: díaita, que significa “modo de vida”. A dieta está associada a uma alimentação equilibrada para atender a demanda do organismo para o emagrecimento e energia que o corpo precisa para manutenção das funções vitais. Existem dietas que são destinadas para determinadas patologias; como diabetes, hipertensão, desnutrição entre outras.

O que é reeducação alimentar?

A reeducação alimentar tem por objetivo proporcionar qualidade de vida através de mudança de hábitos e exige dedicação para esse novo estilo de vida. O desenvolvimento das etapas deve ser gradativo e minucioso para obter êxito em todas as fases.

Independente de fazer Regime, Dieta ou a reeducação alimentar o processo de emagrecimento requer persistência e paciência, além de ser necessário o acompanhamento de um médico e/ou nutricionista.

É sempre importante lembrar que cada organismo reage de uma maneira diferente e por isso a quantidade de alimentos de cada grupo varia de acordo com idade, sexo, etc. E o mais importante é focar na qualidade de vida e na sua saúde.

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares