Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Vitamina D: O que é, fontes e benefícios para a saúde

Vitamina D: O que é, fontes e benefícios para a saúde

A vitamina D é uma substância lipossolúvel, isto é, solúvel em gordura e absorvida, com o auxílio de sais biliares, pelo fígado.

A vitamina D tem papel fundamental na: absorção do cálcio na corrente sanguínea, regulação do fósforo, além de auxiliar na contração muscular e cardíaca.

Quais os benefícios da Vitamina D?

A vitamina D previne diabetes, pois a sua deficiência resulta em baixa produção de insulina e, consequentemente, há um aumento da glicose no sangue.

Outro grande benefício se dá na participação da formação dos ossos, o que evita problemas como: ossos frágeis, finos e deformados. Por conta disso, a vitamina D é essencial na prevenção da osteoporose.

Além disso, a vitamina D pode reduzir as chances de ganhar peso, acumular gordura, diminuir a força muscular e problemas de desregulação hormonal em homens e mulheres.

Como manter os níveis de vitamina D suficientes?

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia determina que para adultos saudáveis, o nível recomendado é de 20 ng/ml e para idosos, entre 30 e 60 ng/ml.

Entretanto, algumas condições de saúde podem exigir níveis maiores ou menores, são elas: diabetes, obesidade, má absorção de nutrientes, gestação ou lactação e doença renal crônica. Além disso, o tipo de pigmento da pele e a região de residência é um fator a ser considerado.

A alimentação é a principal fonte de ingestão de vitamina D. Por isso, inclua com mais frequência alimentos como: carnes magras, ovos, oleaginosas, frutos do mar, leite e derivados fortificados, frutas, verduras, legumes e cogumelos, pois eles são ricos no nutriente.

Além disso, a exposição solar é essencial por pelo menos 15 a 20 minutos ao dia, 3 vezes na semana. Porém, tome cuidado com os horários e evite sol muito forte.

Caso você tenha uma limitação que impeça a exposição solar, assim como uma deficiência alimentar, procure ajuda de um profissional para a indicação de suplementos que visam suprir a demanda nutricional diária e evitar complicações em sua saúde.

Gostou desse conteúdo? Inscreva o seu e-mail para receber mais dicas de saúde e alimentação

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares