Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Você sabia da existência do Dia Mundial do Rim?

Você sabia da existência do Dia Mundial do Rim?

Leia mais sobre a importância de rins saudáveis e ações de prevenção para a doença renal

O Dia Mundial do Rim foi estabelecido pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) para reforçar a importância dos rins e promover ações que previnem a doença renal. Esta enfermidade, conhecida também como insuficiência renal crônica, geralmente é silenciosa e pode levar à paralisação dos rins. Este órgão, essencial para a nossa saúde, realiza a filtragem de substâncias e nutrientes, contribui na absorção e eliminação de substâncias, regula nossa pressão arterial e controla a concentração de nutrientes, como cálcio e fósforo no sangue, além de auxiliar na produção de glóbulos vermelhos e manutenção de ossos saudáveis.

 

Principais causas da doença renal

A diabetes está na lista de recorrentes causas para a insuficiência renal, a qual pode gerar lesões nos vasos sanguíneos dos rins, limitando a correta filtração. Além disso, cistos hereditários, nefrite – inflamação nos rins – e até mesmo infecções urinárias frequentes podem implicar na incidência da enfermidade. Hábitos alimentares inadequados como baixa ingestão de líquidos e excesso de sódio e proteínas no corpo também podem auxiliar no surgimento da doença.

Cuidados indispensáveis

  • Monitore sua pressão sanguínea regularmente, se atentando ao normal que é de 120/80;
  • Controle a ingestão de sal e açúcar;
  • Evite alimentos industrializados ricos em sódio, como enlatados, embutidos e temperos prontos, além de bebidas alcoólicas e cigarro;
  • A hidratação é um poderoso aliado na eliminação de toxinas, ureia e demais componentes que, quando acumulados, podem danificar os rins;
  • A automedicação pode implicar sérios problemas renais, por isso, nunca tome remédios sem antes consultar seu médico.
  • Planeje sua alimentação para que seja equilibrada e nutritiva;
  • Mantenha-se ativo;
  • Priorize a alimentação orgânica e natural, com porções generosas de frutas, legumes e verduras, principalmente as que sejam fontes de antioxidantes com ação anti-inflamatória.

 

Quando o assunto é saúde, a prevenção é essencial. Diante de tantos compromissos, não se esqueça de reservar um tempinho para dar atenção especial ao seu corpo!

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares