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Como fazer para deixar o seu prato mais saudável? Aprenda com a nutricionista

Como fazer para deixar o seu prato mais saudável? Aprenda com a nutricionista

O comportamento alimentar é uma rede interligada que abrange fatores biológicos, culturais, psicológicos, econômicos, entre outros. Pode parecer complexo, mas as escolhas alimentares dependem quase que totalmente de você, pois precisa ter disciplina e consciência, mas nada de radicalismo, pequenas mudanças significam  grandes conquistas.

A principal dica é começar aos poucos e com combinações que possam promover mais saciedade e ainda fornecem os nutrientes necessários para manutenção da saúde.

Se você está sempre atenta com a sua saúde e busca opções para deixar seu prato mais saudável, então anote aí algumas dicas para ter uma refeição equilibrada e nutritiva.

É importante estar aberta a experimentar sabores diferentes para inovar e deixar seu prato bem colorido dando prioridade ao grupo de alimentos:

  • Laranja e amarelo: abóbora, milho, pimentão, cenoura, mamão, caqui, laranja, tangerina, maracujá, manga; cúrcuma;
  • Vermelho e roxo: tomate, pimenta, rabanete, maçã, goiaba, morango, melancia, pimentão, acerola, repolho roxo, beterraba, berinjela, alcachofra, cebola roxa, batata-doce roxa, jabuticaba, uva, ameixa;
  • Verde: brócolis, abobrinha, quiabo, jiló, aspargos, ervilhas, lentilha, folhosos verde em geral, abacate, kiwi, maçã verde;
  • Branco e marrom: leite e derivados, couve flor, nabo, batata-doce, arroz integral, tofu,  inhame, grão-de-bico, cebola, mandioca, cogumelo, quinoa, amaranto, banana, castanhas e nozes.

 

E que tal realizar algumas trocas?

O Arroz branco você pode substituir por arroz integral ou com mix de cereais, arroz de couve flor, quinoa. O macarrão por um espaguete de palmito pupunha ou abobrinha. Já os molhos e temperos prontos/industrializados por molhos caseiros, ao pesto, de iogurte, de ervas. Aquele caldo de carne ou legumes é possível fazer em casa.

As frituras opte for assar ou grelhar, até mesmo à milanesa você consegue fazer no forno. E claro que você deve evitar os alimentos processados e ultraprocessados e consumir alimentos in natura.

Os hábitos saudáveis são uma escolha sua e você pode mudar o que prejudica sua saúde e obter os benefícios a curto, médio e longo prazo. Ainda pode contribuir com seu bolso; se colocar na balança, vai observar que comer bem e de forma saudável é muito mais econômico.

Nutricionista Natuclin

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