Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Dicas Saudáveis Para Manter uma Dieta Vegetariana

Dicas Saudáveis Para Manter uma Dieta Vegetariana

Continuando com o tema desta semana sobre o vegetarianismo, o texto de hoje será sobre como podemos manter uma dieta vegetariana de forma saudável.

Muitas pessoas pensam em adotar o vegetarianismo, mas não sabem por onde começar. Acabam somente excluindo os produtos de origem animal e se esquecem de introduzir outros alimentos.
Opções para manter uma alimentação vegetariana é o que não faltam, você pode escolher aquela na qual melhor se adapta. Pode optar desde tirar somente a carne vermelha, como a comer apenas ovos, derivados do leite ou ser um vegetariano restrito que é aquele que não come absolutamente nada de origem animal.

Abaixo alguns tipos de vegetarianos:

Imagem relacionada

Faça com que o consumo destes alimentos seja algo natural e prazeroso e evolua na diminuição do consumo dos alimentos de origem animal.

Depois que você escolheu a opção que mais se encaixa no seu dia-a-dia, agora é hora de saber como manter esta alimentação de maneira saudável e sem cair em tentações.

Vamos para algumas dicas:

  • Comece fazendo uma mudança em sua dispensa, retirando tudo que não faz parte da dieta vegetariana e faça novas compras.
  • Quando almoçar ou jantar fora, dê preferência para um restaurante vegetariano;
  • Procure conhecer as receitas vegetarianas, para variar seu cardápio, assim você abrange todas as vitaminas e minerais em suas refeições diárias;
  • Substitua as comidas prontas pelas vegetarianas feitas e casa. Isso te ajudará a não correr o risco de ganhar peso;
  • Cozinhe duas refeições de uma só vez. Depois, congele a comida. A vantagem de se cozinhar com antecedência é que, por exemplo, os molhos de tomate e os ensopados ficam com um gosto melhor no dia seguinte;
  • Caso você tenha optado em incluir apenas os ovos, saiba que é uma ótima opção de alimento saudável e rico em proteínas.
Dicas Extras:

O Ômega 3, presente nos peixes de água gelada, pode ser encontrado na linhaça. As proteínas presentes nos ovos, carnes e leites, podem ser encontradas na combinação de cereais e leguminosas. O nosso tradicional arroz com feijão, por exemplo, é uma dupla perfeita também quando precisamos equilibrar nossa proteína. Além disto, utilizar o arroz do tipo “sete grãos”, tornar o cardápio mais nutritivo.
As oleaginosas, nozes, amêndoas e castanhas fornecem gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e completam a necessidade proteica. Além disto, alimentos como a quinua e o amaranto, são excelentes fontes de proteínas e podem ser usados em muitos pratos. O gel de linhaça substitui o ovo em diversos bolos e tortas.
A vitamina B12 exige uma atenção maior, já que, por ser encontrada somente em produtos animais, pode precisar de suplementação em alguns tipos de vegetarianismo.

Ouça o texto:

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares