Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Entenda mais sobre nutrição e saúde da mulher

Entenda mais sobre nutrição e saúde da mulher

É preciso cuidar muito bem da saúde e isso começa, antes de mais nada, com uma nutrição adequada

Mulheres poderosas, empoderadas, dinâmicas, batalhadoras, guerreiras, atarefadas e muito mais! Diante de tantas facetas que o dia a dia exige, podem ocorrer algumas descompensações naturais, mas geram sérios problemas.

Dentre os mais comuns, podemos destacar depressão, compulsão alimentar, estresse exacerbado, ansiedade, tensão pré-menstrual, cansaço, indisposição e alterações constantes de humor.

Devido aos contratempos da vida, comer mal ou deixar de se alimentar pode gerar uma série de complicações que fogem do nosso controle. Pequenas mudanças de hábitos, principalmente alimentares, fazem toda a diferença!

Quais hábitos adotar?

O primeiro passo é dedicar mais tempo a você, avaliar as prioridades, monitorar suas tarefas e analisar o que precisa ser modificado. Esses cuidados implicam em ações simples que, em pouco tempo, tornam-se rotineiras.

A nutrição é fundamental!

Se você parasse para pontuar, qual seria sua nota em relação aos itens a seguir?

Quem compra os mantimentos ou escolhe sua refeição?

Caso seja você, o que é bem provável, então talvez seja o momento de evitar os alimentos processados e apostar em uma alimentação mais saudável. Além disso, procure desviar daqueles setores cheios de calorias vazias.

Mastigue bem!

Você sabia que uma das formas eficientes de cuidar da sua nutrição é mastigar bem? Quando a mastigação é feita da forma correta, ela promove saciedade e manda a mensagem ao cérebro de que o estômago está recebendo alimento.

Em geral, todo esse processo, leva cerca de 15 a 20 minutos.

Evite alguns alimentos

Os veneninhos como refrigerantes, doces, temperos prontos, álcool, cigarro, café em excesso, alimentos processados e ultraprocessados são verdadeiros malefícios ao seu corpo e sua saúde.

Ao ingerir esse tipo de alimento, você prejudica seu organismo, resultando em inflamação, inchaço, prisão de ventre, fraqueza, deficiência de nutrientes e demais prejuízos.

Aposte em boas fontes de gordura!

Alimentos fontes de ômega-3 promovem a sensação de bem-estar, pois aumentam os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina.

Dê mais vida ao seu prato!

É importante deixar seu prato mais colorido com frutas, verduras, legumes e o que mais for benéfico para você!

Que tal novos alimentos?

Mantimentos fonte de triptofano como peixes, castanhas, leguminosas, semente de abóbora, levedo de cerveja, linhaça, aveia e chocolate amargo contribuem na produção de serotonina, sendo um importante aliado para pessoas ansiosas.

Além disso, eles podem até auxiliar no emagrecimento e em boas noites de descanso.

Como está sua hidratação?

Você está ingerindo ao menos 2 litros de água por dia? Quando seu organismo fica desidratado, o metabolismo fica lento, intestino não funciona bem e acumula toxinas prejudicando a absorção dos nutrientes.

Não esqueça das atividades físicas!

Você tem espaço na sua agenda para atividades físicas regulares? É preciso pensar em exercícios que cuidem do seu corpo e da sua saúde, como uma simples caminhada.

Cuide de você!

Quando foi a última vez que foi ao médico sem estar doente? Será que seus exames estão em dia? A prevenção é essencial para sua saúde!

Essas são apenas algumas observações para refletir, mas será que se fosse contabilizar tudo isso, haveria mais saldos positivos ou negativos? Invista em você, ame-se mais, cuide-se mais.

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares