Hidratação Antes, Durante e Após a Atividade Física

Postado em: Alimentação Dicas da Nutri - 12/07/2017

Praticar atividade física é ótimo para a saúde. Com essa recomendação, profissionais da saúde, como médicos e educadores físicos, estimulam a prática de esportes e exercícios físicos.

A água é o maior componente do corpo humano, ocupando entre 45% e 70% de seu volume, e possui papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal. Durante a prática de exercícios físicos, há perdas significativas de líquidos e minerais, por isso, uma hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados.

Durante a prática esportiva, a taxa de transpiração é altamente variável, perdemos de 1 a 2 litros de água por hora de exercício, dependendo do ritmo e intensidade.

quantidade-agua-corpo-humano

A desidratação, como consequência das perdas de água pelo suor, origina uma série de complicações como aumento da frequência do pulso, da respiração, da concentração do sangue, diminuição do volume sanguíneo, a circulação fica prejudicada, surgem formigamentos e inchaço das mãos e dos pés. Quando a perda de água por desidratação excede os 7%, ocorre um sobreaquecimento de alguns tecidos, podendo ocorrer um choque térmico, cujas consequências podem ser fatais. Para que o organismo funcione bem, é necessário repor a água e sais minerais que se perdem. E melhor ainda é se hidratar antes, durante e após a atividade física.

Dicas de como se hidratar:
  • Antes do exercício: fazer uma ingestão adequada de água 24 horas antes da realização da prova ou do exercício, consumir 500 ml de água ou isotônico 2 horas antes do exercício.
  • Durante o exercício: se possível a cada 20min ingerir água ou isotônico.
  • Após o exercício: hidratar com alguma bebida isotônica, fazer uma refeição rica em carboidratos.

Ouça o texto:

Recomendados para você