Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Quinoa: Tudo o que você precisa saber

Quinoa: Tudo o que você precisa saber

Que tal conhecer mais sobre um superalimento que já foi até incluído no cardápio da Nasa? A quinoa significa mãe dos grãos na linguagem Inca; é um cereal com valor nutricional precioso.

A quinoa é comparada ao leite materno, em relação ao percentual proteico e também recomendada pela OMS – Organização Mundial de Saúde que elegeu como o melhor alimento de origem vegetal do planeta. Cultivada há mais de 5.000 mil anos na Cordilheira dos Andes, originário do Altiplano Boliviano, possui vitaminas do complexo B e outras, fibras, vitamina E, magnésio, fito nutrientes, fósforo, manganês, selênio, ferro, potássio, cobre, zinco, cálcio; ômegas 3, 6 e 9. É um dos alimentos mais ricos em proteínas, pois contém os aminoácidos essenciais (histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina).

Muito versátil, a quinoa aumenta o valor nutricional das preparações e pode ser encontrada em flocos para adicionar em salada de frutas, iogurtes, panquecas e shakes, a farinha para incluir em bolos, biscoitos, tortas, pães entre outros.

Na forma de grãos existem três cores (vermelha, branca e preta); as propriedades são bem similares, a quinoa branca tem sabor um pouco mais suave, a preta tem um gosto levemente terroso e possui lítio que ajuda a regular o estresse e minimizar a depressão.

A quinoa auxilia na função intestinal por possuir duas vezes mais fibras que outros cereais, logo contribui no emagrecimento, prevenção de doenças cardíacas e outras relacionadas à síndrome metabólica.

São muitos os benefícios da quinoa e podemos destacar alguns como o ferro que ajuda nos glóbulos vermelhos (hemoglobina); para realizar o transporte do oxigênio, o magnésio favorece os vasos sanguíneos na transmissão dos impulsos nervosos, regula a temperatura corporal, colabora na desintoxicação. Com alto teor de manganês, a quinoa tem propriedades antioxidantes que minimizam o desgaste das mitocôndrias que são prejudicadas pelos radicais livres, durante a produção de energia celular.

Também é fonte de vitaminas do complexo B, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso e na manutenção muscular e da síntese de hormônios. A quinoa ainda é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

Aproveite o benefício deste superalimento e inclua a quinoa em suas refeições diariamente, reserve um tempinho para preparar uma receita e compartilhar com pessoas especiais.

Pão de Chia e Quinoa Sem Glúten

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de semente de chia integral
  • 2 colheres (sopa) de quinoa em grãos
  • 1 colher (sopa) de gergelim branco
  • 2 colheres (chá) de açúcar mascavo
  • 400ml de água morna
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de arroz
  • 1 xícara (chá) de fécula de batata
  • 1 xícara (chá) de farinha de soja
  • 15g (1 tablete) de fermento biológico
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

Em uma tigela misture o fermento e o Açúcar Mascavo Orgânico. Acrescente os ovos, o azeite, a semente de chia, a quinoa, o gergelim e misture muito bem. Adicione a farinha de arroz, a farinha de soja, a fécula de batata e o sal. Coloque água aos poucos para obter uma massa homogênea. Cubra a massa com um pano limpo e deixe descansar por 30 minutos. Coloque a massa em uma forma para pão untada com azeite e polvilhada com farinha de arroz e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 25 a 30 minutos.

PÃO-DE-CHIA-COM-QUINOA

Fonte: https://vivasaude.digisa.com.br/

Pudim de quinoa

Ingredientes

2 xícaras de quinoa cozida

3 xícaras de leite vegetal

1 xícara de açúcar demerara

3 ovos

1 xícara de amêndoa

1 colher (chá) de canela

1 colher (chá) de cacau

1 colher (sopa) de óleo de coco

1 colher(chá) de baunilha

1 xícara de coco ralado.

Preparo

Bata todos os ingredientes na batedeira, coloque em uma forma untada e leve ao forno médio até dourar, por aproximadamente 45 min.

Tire e deguste, se quiser por ainda enfeitá-lo com um pouco de pó de cacau

 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao

Gostou das informações sobre a quinoa? E das receitas? Se fizer me conta como ficou aqui nos comentários!

 

Nutricionista Natuclin

 

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares