Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

O benefício dos antioxidantes para o corpo

O benefício dos antioxidantes para o corpo

Os antioxidantes ajudam a retardar o envelhecimento natural, assim como prevenir doenças como Parkinson e Alzheimer.

Alimentos e nutrientes antioxidantes podem oferecer diversos benefícios para a saúde, como prevenir doenças e retardar o envelhecimento precoce. Eles são capazes de atuar no bloqueio dos efeitos nocivos da produção excessiva e inadequada de radicais livres.

Os radicais livres se formam em nosso organismo o tempo todo, a partir do momento em que respiramos. Eles podem ser provenientes do metabolismo do oxigênio ou do nitrogênio.

Mas os radicais livres prejudicam nosso organismo?

Muito pelo contrário, os radicais livres possuem diversas funções no nosso organismo, como a produção de energia, defesa contra infecções e crescimento celular.

Porém, quando essa produção aumenta de maneira acelerada e existe uma deficiência em nossos sistemas antioxidantes e os problemas começam a surgir.

Quais são estes problemas?

Os radicais livres são moléculas instáveis que buscam a estabilidade, e para isso, ligam-se no que encontrarem pela frente. Isso pode ser:

– Lipídeos: causando a oxidação dessa gordura que pode resultar na morte celular (e, consequentemente, em doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson);

– DNA: modificando a sua estrutura (relacionada com câncer);

– Proteínas: enzimas perdem suas funções.

Os antioxidantes são responsáveis por agir com o intuito de bloquear o excesso de radicais livres o que provoca um desequilíbrio. Quando eles não são suficientes os radicais livres podem causar as doenças que listamos anteriormente e outras como: aterosclerose, inflamação, envelhecimento, diabetes, dermatite, melanoma, hipertensão arterial, artrite, autismo, derrame e várias outras.

E os antioxidantes?

Eles, como dissemos, são responsáveis por evitar e combater os danos causados pelos radicais livres em nosso organismo. Existem dois sistemas de antioxidantes:

– Sistema endógeno: que são enzimas produzidas pelo próprio organismo;

– Sistema exógeno: adquirido pela ingestão de alimentos e nutrientes antioxidantes.

Dessa forma, eles podem agir: reparando os danos causados pelos radicais livres, estabilizar o radical e eliminá-lo do organismo.

Uma alimentação adequada é capaz de suprir toda a demanda nutricional do organismo, fazendo que este funcione adequadamente e prevenindo dos problemas causados pelos radicais livres.

Quando a alimentação não dá conta de atingir os níveis de antioxidantes necessários, é necessário pedir ajuda para suplementos e vitaminas para que não ocorra nenhum problema devido ao excesso de radicais livres.

A Natuclin possui uma linha completa de antioxidantes de acordo com a sua necessidade. Acesse nosso site e conheça todos! 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares