Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

O que é colesterol? Aqui explicamos tudo sobre ele

O que é colesterol? Aqui explicamos tudo sobre ele

Dia 08 de Agosto é o dia Nacional de Combate ao colesterol e foi estabelecido como forma de conscientização e prevenção a doenças cardiovasculares, pois o colesterol alto é a principal causa de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Mas você sabia que existem diferentes tipos de colesterol? Fique atento qual é prejudicial à saúde e quais as funções exerce, afinal também atua contribuindo em muitas reações benéficas em nosso organismo.

O que é?

O colesterol é um tipo de gordura presente naturalmente no organismo, produzida principalmente pelo fígado, também desempenha algumas funções importantes, é precursor da vitamina D, dos ácidos biliares e hormônios esteroidais, fundamental nas funções cerebrais.

Quando se fala em colesterol, geralmente associa-se a algo que é perigoso, mas o problema é o excesso de um determinado tipo que causa prejuízos à saúde.

O transporte do colesterol no organismo ocorre através das lipoproteínas; o LDL colesterol, comumente chamado de “ruim” tem a função de levar o colesterol que é produzido pelo fígado para as células; se houver um excesso na circulação sanguínea o resultado pode ser o entupimento das artérias por exemplo. O HDL ou colesterol “bom” faz o processo inverso levando da circulação para o fígado que busca remover ou reutilizar a gordura do organismo.

O colesterol total é a soma de HDL, LDL e VLDL, mas se estiver acima do valor de referência é necessário avaliar as frações para ter um parâmetro se realmente existe risco.

Estudos demonstram que o exercício físico aumenta os níveis de HDL (colesterol bom) e reduziu o LDL (colesterol ruim); mas não adianta sair por ai fazendo qualquer atividade, procure um profissional de educação física que orientará o melhor treino para você.

Investir na prevenção é sempre a melhor opção, através de hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e atividade física para evitar fatores riscos que podem desencadear problemas como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão e demais patologias associadas.

É importante ressaltar que o nível de colesterol é independente do peso, uma pessoa magra pode ter níveis altos tanto quanto uma pessoa que está acima do peso. O ideal é procurar um profissional de saúde e fazer exames com regularidade, assim fica mais fácil de controlar os níveis de colesterol e manter hábitos saudáveis.

Gostou desse conteúdo? Fique de olho, toda semana temos um conteúdo exclusivo e informativo.

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares