Ir para o conteúdo
RECEBA DICAS DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NO SEU E-MAIL!

Retenção de líquido: o que é, sintomas e como evitar

Retenção de líquido: o que é, sintomas e como evitar

A retenção de líquido pode ter relação direta com os hábitos alimentares. Porém, se o inchaço for frequente, é essencial procurar por um especialista

Muita gente se pergunta como ocorre a retenção de líquido. Ela acontece quando há extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos para o tecido subcutâneo.

Isso pode ocorrer por inúmeras causas como: sedentarismo, obesidade, má alimentação, consumo de bebidas alcoólicas, quantidade de proteína no sangue, desequilíbrio de sais no corpo, problemas renais, reações inflamatórias, uso de alguns medicamentos e outras condições.

O que fazer para amenizar esse inchaço?

Com exceção da gestação, período menstrual ou outra condição mais delicada de saúde, alguns cuidados com a alimentação podem auxiliar a reduzir o inchaço:

– Evitar o excesso de sal, principalmente de alimentos industrializados, pois eles contêm muito sódio;

– Reduzir o consumo de açúcar também pode auxiliar a reduzir o inchaço, pois ele inflama o organismo;

– Consumir alimentos que são fonte de potássio e vitamina B6 como: tomate, abacate, água de coco, banana e nozes também podem ajudar;

– Manter o organismo sempre hidratado é outra forma de evitar o acúmulo de líquidos no corpo;

– Alimentos ricos em magnésio auxiliam na redução de inchaço. Eles podem ser encontrados nos vegetais verdes, oleaginosas, quinoa, chocolate amargo ou por meio de suplementação alimentar;

– Os alimentos anti-inflamatórios como: cúrcuma, gengibre, fontes de ômega 3, frutas cítricas, porções generosas de verduras e legumes, manjericão, orégano, alecrim, goji berry e maca peruana são ótimas opções para incluir diariamente em suas refeições.

Além disso, se você é daqueles que adora um chazinho, inclua em seu dia a dia de 2 a 3 xícaras de algum tipo de chá como: salsinha, dente de leão, hibisco, alcachofra e cavalinha.

Para finalizar, um suco com laranja, pepino e salsinha ou melão, gengibre e alecrim também é uma excelente combinação para evitar a retenção de líquido.

Não se esqueça que, em conjunto com uma alimentação equilibrada, para o bem da sua saúde, procure sempre realizar a prática de atividades físicas. Essas ações de prevenção farão toda a diferença hoje e futuramente.

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares