5 dicas para aumentar a imunidade no inverno

Postado em: Alimentação Cuidados com a Saúde - 02/08/2021

Confira como fortalecer as defesas do corpo mesmo com o frio

No inverno, pode ser um desafio manter a rotina. Além disso, o clima frio deixa o corpo mais exposto a gripes, resfriados e outras doenças. Por isso, confira nossas 5 dicas para aumentar a imunidade no inverno!

O que é o sistema imune?

Antes das dicas, vamos relembrar o que é a imunidade e sua importância.

 

O sistema imune é o nome dado ao conjunto de órgãos e células que tem como função proteger o corpo, ou seja, fazer a defesa contra infecções e outras ações exteriores ao organismo.

 

O sistema imunológico é composto pelos linfócitos, monócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Estas células se unem aos anticorpos e antígenos para  agir em conjunto enfraquecendo e eliminando os diversos vírus e bactérias.

1. Hidratação

A água é grande parte da composição do nosso corpo. É ela que faz com que o organismo funcione corretamente, eliminando as impurezas.

 

Pode ser mais difícil se hidratar durante o inverno, mas uma boa dica é deixar uma garrafa de água sempre à mão. Assim, é mais fácil lembrar de consumir. O ideal é beber cerca de 2 litros por dia, mas essa quantidade pode variar de organismo para organismo.

2. Alimentação adequada

Frio, cobertas… O inverno é uma época que nos faz querer comer as chamadas “confort foods”, pratos que são aconchegantes e quentes.

 

Entretanto, é importante não desequilibrar a alimentação. Sopas e caldos, por exemplo, são boas opções para consumir nutrientes variados em refeições quentes e saborosas.

 

O recomendado é não exagerar nos carboidratos e focar em alimentos cheios de vitaminas – como as frutas cítricas.

3. A importância dos exercícios

Para alguns, só de ouvir falar em exercícios e inverno já vem uma preguiça. Isso é compreensível, afinal é preciso coragem e persistência para sair de casa e exercitar o corpo.

 

Uma boa forma de ter ânimo, no entanto, é saber que o frio estimula o metabolismo, já que precisamos produzir calor. Por isso, aproveite o inverno para manter os exercícios – ou até aumentar o ritmo. Assim. é mais fácil queimar gorduras ou ganhar massa.

4. Descanse muito

É isso mesmo: descansar e, principalmente, dormir, é muito importante no inverno.

 

É claro que não podemos exagerar, mas o descanso é fundamental para o nosso corpo. É nesse momento que liberamos hormônios que contribuem para o fortalecimento da nossa imunidade.

5. Suplementação para imunidade

Além da alimentação básica, existe uma série de compostos que usam ingredientes naturais que auxiliam na melhora da imunidade.

 

É o caso do óleo de linhaça, ômega 3 e ativos retirados de frutas e raízes. Esses suplementos, sempre sob orientação médica, são uma ótima forma de blindar o corpo e fortalecer as defesas do organismo.

 

No site da Natuclin, você encontra uma série de produtos e suplementos que auxiliam diretamente na imunidade. Confira nossa seção de Imunidade!