5 dicas para baixar o colesterol alto

Postado em: Alimentação Cuidados com a Saúde - 25/10/2021

Veja como baixar o colesterol e ter mais qualidade de vida

 

Há vários fatores de risco que podem agravar a nossa saúde, o colesterol alto é um deles. Para saber como baixar os níveis de colesterol no sangue e melhorar a qualidade de vida, não deixe de acompanhar as nossas dicas.

O que causa o colesterol alto?

O alto consumo de alimentos gordurosos,, produtos embutidos (salsicha, linguiça, presunto…), frituras e álcool, podem contribuir para o aumento do colesterol ruim e dos triglicerídeos que também é um fator de risco cardiovascular . 

 

Como evitar o colesterol alto?

Uma das melhores formas de evitar os problemas causados pelo colesterol alto é cuidar da alimentação. Não tem jeito, é necessário uma reeducação alimentar e adotar uma rotina saudável, combinada com exercícios físicos e consumo de verduras, frutas e grãos e demais alimentos que supram toda a demanda nutricional para tera manutenção da saúde.

 

Veja a seguir algumas dicas para te ajudar neste processo:

 

 

Evite alimentos gordurosos 

 

Os alimentos processados, ultraprocessados e gordurosos estão ligados diretamente ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos.

 

 

Consuma mais gorduras saudáveis

 

Sim, gordura saudável existe! E é ela quem vai ajudar a proteger o seu coração dos problemas causados pelo colesterol ruim; além de beneficiar todo seu organismo.

Nós chamamos o colesterol “bom” de HDL, que significa High Density Lipoprotein. Ele é responsável por retirar as moléculas de gordura do sangue. Ou seja, consumir gorduras saudáveis ajuda na limpeza do excesso do LDL (Low Density Lipoprotein).

 

 

Pratique exercícios físicos

 

A prática de exercícios físicos ajuda no combate às gorduras ruins no organismo. Outro fato curioso é que a prática de atividades torna o indivíduo mais ativo e, consequentemente, mais preocupado com a alimentação e a saúde. 

 

 

Aumente a ingestão de fibras

 

O consumo de fibras ajuda a absorver o excesso de gorduras do intestino e a eliminá-las do corpo. 

 

 

Evite o consumo de açúcar

 

O açúcar refinado, ou qualquer outro subtipo, massas, bebidas açucaradas, estimula a produção de insulina, quando produzida em excesso; além de prejudicar o pâncreas, também acaba virando estoque de gordura ruim que causa diversos problemas de saúde. 

 

Por isso, sempre que puder, evite tudo que contém muito açúcar! Aos poucos, você se acostuma a consumir menos açúcares, o que faz muito bem à sua saúde.

 

Para reduzir o colesterol, você pode ainda fazer o uso de suplementação aliado à dieta. O Magnésio é um mineral essencial, com papel importante para a saúde do sistema cardiovascular.

 

O consumo de Magnésio está associado a uma melhora dos níveis de colesterol bom (HDL), reduzindo problemas causados pelos altos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

 

Leia mais:

Saiba a importância de combater o colesterol ruim e promover o colesterol bom 

O que é colesterol? Aqui explicamos tudo sobre ele

Quais os benefícios das fibras para o nosso corpo

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