5 Fontes de nutrientes incríveis que promovem o bem estar

Postado em: Alimentação Cuidados com a Saúde - 22/05/2019

Hoje é o dia do Abraço e esse simples gesto pode ter diversos benefícios à saúde, já que o ser humano precisa de contato físico e ainda melhor ser um abraço de quem gostamos, seja seu parceiro ou familiar ou amigo. O abraço promove a sensação de bem-estar e transmite uma energia boa. São inúmeras as reações que ocorrem em nosso corpo a partir de um abraço, e tem forte relação com a alimentação, afinal a produção de hormônios depende de muitos nutrientes para a ação adequada em nosso organismo.

Segundo a neurociência, quando a ocitocina está baixa, é possível ocorrer alguns problemas de saúde como depressão, irritabilidade, sentimentos de rejeição. Quem costuma abraçar ou ser abraçado com certa frequência, se beneficia com mais saúde; o abraço sincero pode expressar, carinho, afeto, participa da produção de mais serotonina e dopamina, diminui estresse e ansiedade, regula a pressão arterial, libera a endorfina que promove sensação de prazer, alivia dores e tensões, fortalece o sistema imunológico; que tem papel importante no combate às infecções e doenças.

As escolhas alimentares têm forte influência na saúde, a prática constante de hábitos saudáveis, em especial através da nutrição adequada, contribui na produção correta de hormônios que estão relacionados com a felicidade, bem-estar e consequentemente mais qualidade de vida. Destacamos algumas opções que podem contribuir no dia a dia; basta incluir pequenas porções de forma variada e equilibrada para fornecer ao organismo nutrientes que podem ajudar na tão desejada sensação de bem-estar.

Fontes de triptofano

Alimentos fonte de triptofano, podem agir como precursores da serotonina e melatonina, é indispensável para o humor, bem-estar e para aquela noite de sono tranquila, então consuma com mais frequência: banana, mel, aspargos, castanhas, semente de abóbora, chocolate amargo, peixes, aveia, arroz integral, lentilha, levedo de cerveja, tofu.

Vitaminas B

As vitaminas do complexo B tem papel importante na produção de neurotransmissores que fazem a comunicação entre o cérebro e corpo, a vitamina B 6 (piridoxina) por exemplo; auxilia na formação da dopamina que proporciona sensações de felicidade e prazer. Entre os alimentos temos: grão-de-bico, nozes, salmão, frango, gérmen de trigo, abacate.

Óleo De Coco

O óleo de coco pode contribuir no controle da compulsão por doces e massas, dá mais saciedade, é uma opção de energia rápida para o cérebro e também tem ação neuroprotetora.

Magnésio

O magnésio pode agir impedindo e amenizando os danos que o cortisol (um dos hormônios do estresse) causa no organismo, por ter ação anti-inflamatória, ajuda  estimular as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos, combate os agentes que danificam as células e podem causar depressão, ansiedade. Algumas fontes alimentares são: sementes de linhaça e gergelim, castanhas de caju, creme de amendoim, castanha do Brasil, semente de girassol e abóbora.

Ômega 3

Por ser um nutriente com potencial anti-inflamatório, melhora a comunicação entre os neurônios, o ômega 3 age como um soldado de defesa do sistema imune, combatendo a inflamação que causa prejuízos em praticamente todo o corpo, principalmente no sistema nervoso que fica inflamado e não funciona de forma correta, gera um descontrole que resulta em muitas complicações que estão associadas a ansiedade, insônia. Entre os alimentos para consumir com mais frequência destacamos: peixes como salmão, sardinha, sementes de chia e linhaça, oleaginosas, e também vale a suplementação para atender a demanda de ingestão diária recomendada.

Um conjunto de ações que podem te proporcionar muitos benefícios; então abrace mais, invista tempo e cuidado em tudo aquilo que te faz feliz e contribui positivamente com sua vida.

Nutricionista Natuclin

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