Alimentos que ajudam a diminuir a celulite

Postado em: Alimentação - 09/01/2019

Existem diversos motivos para o aparecimento da celulite, mas é possível amenizar o problema com a alimentação! Saiba como

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a celulite é o depósito de gordura, água e toxinas sob a pele, uma saliência de gordura hipodérmica que inflama o tecido e afeta cerca de 95% das mulheres; principalmente nas coxas, nádegas, braços e abdômen.

Muitas são as causas que levam ao aparecimento da celulite: pode ser genética, biotipo, sedentarismo, tabagismo, problemas de ordem hormonal, estresse ou alimentação inadequada. A idade também influencia, pois com o tempo há redução na produção de colágeno, que deixa a pele flácida e assim acumula gordura com mais facilidade.

A ajuda da alimentação

Mas você pode se beneficiar de alguns alimentos que ajudam a diminuir a celulite e se, aliados com hábitos saudáveis, podem amenizar aquele aspecto de casca de laranja.

Inclua diariamente pequenas quantidades de gorduras boas como: abacate, castanhas, azeite de oliva, nozes, linhaça, chia, óleo de coco, peixes como sardinha ou salmão ou ainda o suplemento que entre outros benefícios têm ação anti-inflamatória – e sem falar que não é todo dia que tem peixe no cardápio.

Evite processados e doces

Evite alimentos processados e ultraprocessados. Troque o arroz branco por integral, experimente a quinoa em grão ou ainda o arroz de couve flor, e evite ao máximo farinhas refinadas, açúcar e derivados, pois aceleram o processo inflamatório e prejudicam o funcionamento adequado do organismo.

E para quando bate aquela vontade comer doces, faça substituições por opções mais saudáveis como banana, maçã ou abacaxi com canela e pitadinhas de cacau e se programe para comer até 3 porções de fruta ao longo do dia, como melão, abacaxi, limão, mamão, pera, morango, melancia, laranja, banana… Valem as frutas secas, mas sem açúcar.

Imagens: Envato

Mais legumes e menos sódio

Nas refeições principais, inclua porções generosas de verduras e legumes e tente comer a salada antes do prato principal. Para ter saciedade, hidratar o organismo e eliminar toxinas, ingira pelo menos 2 litros de água. Vale também investir em um suco sem coar e sem açúcar, água de coco, água saborizada com gengibre, canela e cravo, e até 3 xícaras de chá de cavalinha ou hibisco, ou ainda chá verde.

Outro detalhe que faz toda a diferença é a redução do sódio. Isso com ações simples, usando coentro, pimenta, açafrão, salsinha, manjericão, orégano, e claro que tem que passar longe de todos os temperos prontos, que além do excesso de sódio ainda têm gordura embutida e não tem nenhum nutriente para contribuir com sua saúde.

Escolhas alimentares adequadas farão toda a diferença em sua saúde, no sono, em seu desempenho nas atividades diárias, e não é somente uma questão estética, mas principalmente para ter mais qualidade de vida.

Nutricionista Natuclin

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