Alimentos que auxiliam no bronzeamento da pele

Postado em: Alimentação - 07/12/2018

Para uma pele bonita, saudável e bronzeada não é preciso apelar para estratégias mirabolantes. A resposta pode estar na sua alimentação!

Você sabia que o que você come pode influenciar diretamente no seu bronzeamento? Pois é, dependendo do alimento ingerido, pode haver um estímulo de produção de melanina, deixando a pele com um bronzeado natural e duradouro.

O grande responsável por isso é o betacaroteno, que nada mais é do que um carotenoide com variações de pigmentos que vão do amarelo ao vermelho. Existem inúmeros alimentos nessa categoria e que você pode aproveitar para introduzir em sua dieta.

O que comer?

Os principais alimentos para ter um bronzeado natural e bonito são: cenoura, abóbora e batata-doce. Vale a pena apostar nas folhas verdes como espinafre, couve, rúcula, agrião e brócolis.

Se estiver procurando por frutas, prefira manga, melancia, melão e mamão. Para complementar a alimentação, oleaginosas como castanhas, amêndoas e nozes fornecem minerais que têm ação antioxidante.

Além disso, a ingestão de ômega 3, por meio da alimentação ou suplementação, é uma forma de potencializar a absorção do betacaroteno. Para isso, basta consumir pequenas porções, em até três vezes ao dia, pelo menos 10 dias antes da exposição solar.

Dicas alimentares

Separamos algumas combinações especiais para que você possa incluir em suas refeições diariamente e assim potencializar o tão desejado bronze no verão.

Sucos:

– Água de coco, cenoura, mamão e 1 folha de couve;

– Melancia, beterraba e limão;

– Mamão, laranja e cenoura;

– Manga, cenoura e água de coco.

Saladas:

– Tomate, rúcula, beterraba e cenoura crua;

– Cenoura cozida, beterraba e agrião;

– Brócolis, cenoura, manga ou mamão.

Pratos quentes:

Nhoque de abóbora, escondidinho de batata-doce, purê de cenoura com batata-doce.

Pequenos lanches:

– Granola com iogurte e mamão;

– Vitamina de cenoura com aveia ou linhaça;

– Sorvete caseiro de manga com chia;

– Mousse de abóbora com castanhas.

Use a criatividade e aproveite para deixar sua alimentação bem colorida, nutritiva e com uma boa quantidade de betacaroteno, visando aquele bronzeado que tanto deseja.

É importante lembrar que, não importa qual estratégia for adotar para conseguir o melhor bronzeado, a utilização de filtro solar e outros componentes de proteção à pele são essenciais para evitar possíveis consequências negativas. Aproveite o melhor do verão e viva de forma mais saudável.

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você