Como Evitar Carência Nutricional na Dieta Vegana

Postado em: Alimentação - 28/06/2017
Neste texto vamos abordar alguns cuidados necessários na dieta vegana para evitar as carências nutricionais.

Quando um grupo de alimentos é eliminado, há uma série de nutrientes que são muito difíceis de adquirir somente através da alimentação. Neste caso há a necessidade de suplementar, ou seja, suprir o que falta.

A vitamina B12 é essencial para o desenvolvimento de glóbulos vermelhos saudáveis e pode ajudar a prevenir a anemia. Porém esta vitamina se encontra apenas em alimentos de origem animal e em alguns tipos de algas. Neste caso para evitar a carência desta vitamina existe a necessidade de suplementar.

Se você ingere exclusivamente verduras e legumes é essencial incluir frutas secas, sementes, produtos a base de soja, legumes, lentilhas e grãos, de forma suficiente para obter a proteína.

E segundo vários estudos é difícil ingerir ferro o suficiente através de uma alimentação vegetariana ou vegana, por ser absorvido facilmente através de produtos de origem animal.

Neste caso, devem-se ingerir grandes porções de folhas verdes escuras, cereais integrais, feijão ou ervilha, lentilha, cereais enriquecidos e frutas secas.

Para aumentar a absorção de ferro, recomenda-se também comer alimentos ricos em vitamina c, como repolho, tomate, brócolis, morango, goji berry e limão.

Quem é adepto a dieta vegana, a suplementação com vitaminas e minerais é sempre necessária, para repor os nutrientes não obtidos através da alimentação.

Ouça o texto:

Recomendados para você