Confira as dicas para uma Páscoa saudável

Postado em: Alimentação - 17/04/2019

Separamos duas receitas incríveis e várias dicas para você aproveitar seu feriado sem culpa

A Páscoa possui um significado muito especial. Para os cristãos, é a celebração que vem acompanhada de momentos de confraternização e bons sentimentos de renovação que são compartilhados pela ressurreição de Jesus Cristo.

E claro que comemorações especiais resultam em refeições típicas. Na Páscoa, o tradicional chocolate e o famoso bacalhau são os pedidos que norteiam o gosto de muitas pessoas.

O delicioso peixe na páscoa

Recomendado ao menos 3 vezes na semana, o peixe é uma delícia e tem muito benefícios para nossa saúde, como: melhorar a memória e a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e reduzir inflamações.

Uma das maiores dúvidas é a seguinte: “peixe frito está liberado?” Até que sim, porém evite reaproveitar o óleo da fritura, sempre cuidando do descarte correto. Além disso, não exagere nas porções e, para equilibrar, combine com outras opções mais leves, incluindo preferencialmente verduras e legumes.

Existe uma infinidade de receitas! Procure preparar o peixe assado, grelhado ou ensopado, montando um papelote com legumes. Um pirãozinho de peixe também é muito bem-vindo; se adicionar temperinhos naturais como cúrcuma e alfavaca, o prato se torna sucesso na certa.

E o tão falado bacalhau?

Existem algumas espécies de peixe que são referência e são chamados de legítimo bacalhau. Para quem já andou pesquisando e viu que o preço está um pouco salgado, a sugestão para você que aprecia esta comida é optar por outros tipos como o Ling, Saithe ou Zarbo. Lembrando que bacalhau não é um tipo de peixe, é um processo de preparo que é simplesmente desidratar e salgar o alimento.

E não há problema nenhum, caso você não goste de bacalhau. Que tal uma peixinho crocante? Confira um modo de preparo para quem aprecia refeições menos calóricas e mais saudáveis; uma receitinha rápida com tilápia, uma proteína magra, que possui pouca gordura e que geralmente é encontrada com facilidade o ano todo.

Filé de peixe crocante

Ingredientes

  •     4 filés de tilápia;
  •     1 colher de chá de gengibre ralado;
  •     3 colheres de sopa de aveia ou quinoa em flocos;
  •     1 fatia de queijo branco em tiras;
  •     Sumo de limão;
  •     Raspas de limão;
  •     Sal a gosto;
  •     Pitadinhas de cúrcuma.

Modo de preparo

Tempere os filés com o gengibre, sumo e raspas de limão, sal marinho e cúrcuma. Deixe tampado na geladeira por 30 minutos. Unte uma assadeira e disponha os filés temperados com a sumo da marinada. Misture a aveia ou quinoa em flocos com o queijo branco e os coloque em cima dos filés, apertando como uma crosta. Asse em forno médio 180º C por  20 minutos ou até dourar.

Chocolate na Páscoa!

E quem é fã de chocolate com certeza já está pensando nas delícias dessa época. Sabemos que as fábricas têm uma infinidade de opções, mas você já comprou ou conhece alguém que faz ovos artesanais?

Nossa sugestão é que você experimente algumas versões que são diferentes daquelas vendidas no varejo. Muitas pessoas estão se especializando em produções artesanais e ainda criam combinações que oferecem mais sabor e variedade. Dessa forma, contribuímos, incentivamos e valorizamos quem faz das produções caseiras uma forma de renda para a família. Se tem procedência e atendem às normas exigidas na manipulação e fabricação de alimentos, vale apostar no empreendedorismo.

E para quem acha que chocolate diet tá liberado, tome cuidado! Quando o doce é sem açúcar, acaba se tornando mais calórico por conter mais gordura. Fiquem atentos aos rótulos, compare as informações nutricionais.

Se gosta de se aventurar na cozinha, selecionamos uma receita de chocolate com biomassa de banana-verde para fugir dos chocolates tradicionais de Páscoa.

Ovo de Páscoa de colher com biomassa de banana-verde

Ingredientes

  •    150 g de chocolate 70% cacau, sem açúcar
  •    200 g de biomassa de banana-verde
  •    100 g de açúcar de coco
  •    70ml de leite de amêndoas
  •    2 colheres de sopa de cacau em pó
  •    1 colher de sopa de amêndoas ou nozes

Modo de preparo:

Derreta 100 g de chocolate em banho-maria, coloque-o em uma forma específica de ovo de Páscoa e leve à geladeira até ele começar a desgrudar da forma. Enquanto isso, prepare o brigadeiro. Misture a biomassa com o açúcar e o leite até ficar um creme bem homogêneo, e leve ao fogo por aproximadamente dois minutos ou até chegar a uma consistência bem cremosa. Adicione o cacau e 50% do chocolate, que deve estar picado e mexa até o chocolate derreter. Espere esfriar e despeje dentro do ovo já firme. Jogue amêndoas ou nozes por cima e pronto!

Reforçamos que tudo em excesso é prejudicial. Portanto, aprecie com moderação, evite exageros e prefira o meio amargo, como o 70% cacau, por exemplo. Se precisa de referência de quantidade, considere 3 quadradinhos ao dia, sendo o suficiente para um adulto médio regular.

Nutricionista Natuclin

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