Conheça os principais benefícios da laranja

Postado em: Alimentação - 17/01/2020

As frutas devem fazer parte de uma alimentação equilibrada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade ideal para consumo de frutas para um adulto é de 3 a cinco porções diárias, cerca de 400 gramas. A quantidade recomendada para crianças com menos de dois anos são duas porções, algo em torno de 100 a 150 gramas. Crianças de 2 a 3 anos devem consumir três porções diárias, o que corresponde a 200 a 300 gramas.

As frutas são fontes naturais de nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que agem em conjunto para melhorar e promover o bom funcionamento de todo organismo.

O poder da laranja

A laranja é uma das frutas com maiores benefícios à saúde. Conhecida e consumida em todo o mundo, essa fruta possui diversos tipos, como a laranja-pera, laranja-bahia, a laranja-lima (mais doce e sem acidez, indicada para crianças pequenas e idosos), laranja-da-terra (bastante usada medicinalmente, tem sabor mais amargo), e a laranja- seleta (que possui polpa suculenta,  é utilizada no preparo de diversas receitas, e da qual também é possível aproveitar a casca, consumir a farinha, saborizar a água ou combinar com outras frutas em sucos).

Saiba mais sobre alguns benefícios desta fruta deliciosa para a saúde:

Anemia

A vitamina C é uma grande aliada na absorção do ferro dos alimentos (principalmente do ferro heme, encontrado nos produtos de origem animal). A ingestão da laranja deve ser feita através da fruta com bagaço, preferencialmente, ou no suco sem coar e sem açúcar.

Emagrecimento

Se aliada a uma dieta equilibrada, a laranja pode favorecer o emagrecimento quando consumida regularmente. As fibras da fruta são excelentes para dar mais saciedade e melhorar o funcionamento intestinal. Também já foi comprovado em estudos que a ingestão adequada de vitamina C pode influenciar positivamente no índice de massa corporal.

Antioxidante

A laranja ajuda a combater o envelhecimento precoce. A substância chamada de Naringenina age combatendo os radicais livres e na modulação do sistema imunitário. A laranja possui fitonutrientes que auxiliam na cicatrização, pois impedem que agentes nocivos interfiram na recuperação do corpo.

Olhos

A laranja é rica em vitamina A e C, por isso pode ser uma aliada na saúde dos olhos. Essas vitaminas protegem as células sadias e reduzem o envelhecimento do cristalino, a pressão intraocular em doentes com glaucoma e o avanço da degeneração macular.

Pressão arterial

Por ser rica em potássio, a fruta contribui regulando os níveis de pressão arterial, consequentemente ajudando na saúde do coração. Ela também está associada a um risco reduzido de derrame cerebral, protege contra perda de massa muscular, preserva a densidade mineral óssea e reduz a formação de cálculos renais.

Imunidade

O aporte adequado de nutrientes é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico, pois aumenta a formação de anticorpos, protegendo o organismo de infecções que resultam em gripes, resfriados e outros problemas relacionados à baixa imunidade.

Pele

A vitamina C tem papel importante na formação do colágeno. Por isso, pode melhorar o aspecto da pele, diminuindo as rugas e combatendo os danos à pele causados pelo sol e poluição.

Que tal incluir uma laranjinha com mais frequência em seu dia a dia? Se consumida regularmente, essa fruta fornece muitos nutrientes para se ter mais saúde.

 

Recomendados para você