Diferença entre perder peso e emagrecer

Postado em: Alimentação Saúde e Bem estar - 16/03/2018

Às vezes as pessoas buscam eliminar uns quilinhos e não se dão conta de que existe uma diferença entre perder peso e emagrecer. O que é mais significativo afinal?

Perder peso e emagrecer são coisas distintas. Quando emagrecemos o nosso corpo perde gordura e ganhar massa muscular, coisa que a balança não contabiliza. Já quando perdemos peso é sinal que estamos perdendo massa magra, o que é prejudicial, pois reduz o metabolismo do organismo.

Sabe quando vai emagrecer de fato?

Quando começar a diminuir a gordura corporal que é prejudicial, esta pode resultar em doenças como hipertensão, diabetes, entre outras. Muitas vezes ao iniciar uma atividade física as pessoas podem se frustrar e achar que não estão perdendo nada, mas não é bem assim, porque a massa gorda está dando lugar aos músculos.

Para emagrecer é preciso diminuir a ingestão calórica, pois é praticamente impossível atingir o objetivo sendo sedentário e comendo em excesso. Você precisa entender que reduzindo a quantidade em sua alimentação diária e fazendo escolhas inteligentes e equilibradas o seu organismo vai começar a reagir, pois vai usar as reservas do tecido adiposo para produzir energia necessária para realizar as atividades.

diferença entre emagrecer e perder peso 2

Não existe fórmula mágica para emagrecer, é necessário um plano de ação e disciplina na execução. Reeducação alimentar e atividade física com orientação são um excelente começo para dar aquela virada e iniciar uma nova fase que proporcionará muito mais qualidade de vida.

Nada de apelar para aquelas dietas malucas que prometem perder peso em tempo recorde e não contribui para o verdadeiro emagrecimento que consiste em redução do consumo calórico ou manutenção da quantidade se aumentar o gasto ou aliar diminuição do consumo com aumento do gasto energético que será bem mais eficiente.

É importante sempre buscar orientação de um médico e um nutricionista para avaliação de cada caso, o plano alimentar, por exemplo, não será o mesmo da sua amiga, vocês têm necessidades e objetivos diferentes.

Para saber se está emagrecendo ou somente perdendo peso é importante avaliar a porcentagem de gordura corporal. Uma avaliação específica de porcentagem de gordura e de massa magra é feita pelo nutricionista ou pelo educador físico.

Gostou do post de hoje? Semana que vem tem mais, fique ligado e se inscreva para receber os conteúdos em seu e-mail.

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você