Kiwi: Tudo sobre essa frutinha deliciosa

Postado em: Alimentação - 26/06/2018

O kiwi é uma fruta muito popular aqui no Brasil, mas você sabe qual é sua origem e quais os benefícios para a saúde? Leia abaixo tudo sobre o kiwi.

Conheça um pouco mais sobre o kiwi, uma fruta com origem no sudeste da Ásia, mas segundo relatos os primeiros kiwizeiros surgiram na Nova Zelândia, inclusive tem esse nome devido à aparência externa semelhante à ave símbolo deste país. Sua polpa pode ser amarela ou verde mesmo quando madura; por causa da clorofila em sua composição.

Um detalhe interessante é que deve ser armazenada longe de outras frutas que liberam o a gás etileno que faz com que amadureça com mais facilidade.

Uma excelente opção de fruta para incluir em seu dia a dia, principalmente para quem deseja emagrecer, pois contêm aproximadamente 90% de água em sua composição e apenas 44 quilocalorias a cada 100 g. Também se destaca por ser fonte de vitamina C, de acordo com órgão que controla os medicamentos e alimentos nos Estados Unidos  – FDA (Food and Druy Administration-US).

Possui outro nutriente importante como potássio (400 mg); para quem é hipertenso é uma excelente opção, pois auxilia equilibrando as quantidades de sódio. A vitamina K atua na transformação das proteínas que contribuem na coagulação do sangue e cicatrizações. Por ser fonte de fibras, o kiwi reduz o colesterol ruim (LDL), regula a absorção de açúcares, tem ação digestiva devido à enzima actinidina, e segundo estudos recentes; ainda ajuda quem sofre de asma e respira com dificuldade.

O kiwi contribui na saúde cardiovascular, devido ao ácido alfa linolênico (ômega3) contido na casca e polpa. Melhora a visão, auxilia o sistema neurológico; protegendo as membranas celulares, além de auxiliar a memória, no humor e na capacidade de aprendizagem.

Indicado para praticantes de atividade física intensa, o kiwi contém eletrólitos que repõem os minerais perdidos. E se busca uma noite de sono mais tranquila, inclua uma unidade da fruta, que possui uma quantidade generosa de magnésio, em sua refeição noturna.

Consumido cru quando maduro (observe a maciez moderada com um leve pressão), é possível aproveitar a polpa, as sementes e a casca higienizada corretamente e preferencialmente de origem orgânica. Você pode incluir em saladas, chás, sorvetes, sucos, geleias, tortas, iogurte, vitaminas e ainda pode acompanhar os temperos, deixando as carnes bovinas mais macias.

Na hora de comprar fique atento ao aspecto, se está integro, sem manchas e com a pele lisa que indica não perdeu água e nutrientes. Armazene em local fresco, sem incidência de luz solar e calor.

Aproveite o kiwi para fazer sucos ou vitaminas, experimente adicionar outras frutas como: melão, morango, laranja, maça, mamão, gengibre, abacaxi, água de coco.

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Nutricionista Natuclin

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