Vitamina B12 & Ômega 3: Importantes Aliados na Dieta Vegana

Postado em: Alimentação - 30/06/2017
Para fechar esta semana o texto de hoje sobre a importância do consumo da Vitamina B12 e do Ômega 3 em uma dieta vegana.

A vitamina b12 é o único nutriente que de fato carece em uma dieta vegana, sendo que esta vitamina é encontrada somente em carnes, leites, queijos, ovos e em forma de suplementos. Todo vegano, em qualquer fase da vida, deve definitivamente fazer uso de um suplemento da vitamina B12. A deficiência de vitamina B12 atinge cerca de dois milhões de brasileiros por ano. Entre os sintomas podem-se incluir desordens mentais, anemia, doenças cardiovasculares, lesões nos nervos, dores inexplicáveis, problemas na medula espinhal, falta de ar, feridas na língua com aparência vermelha e perda de peso.

Afirmar que o uso de suplementação de vitamina B12 se faz necessário não quer dizer que a dieta vegana não seja natural à nossa espécie. Esta afirmação se faz ao fato de nossos hábitos modernos nos terem afastado do nosso ambiente natural.

Ômega 3 é outro nutriente que merece atenção especial na dieta vegana, normalmente obtido através do consumo de peixes de águas frias. Uma ótima opção de fonte concentrada para o consumo de Ômega 3 para a dieta vegana é a partir do óleo de linhaça, sendo a suplementação uma boa escolha.

O consumo do Ômega 3 traz inúmeros benefícios para a saúde cardiovascular, para o sistema imunológico, no controle da pressão arterial, para o tratamento da depressão, na redução do colesterol, entre outros.

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