acordar-mais-disposto-10dicas2

10 Dicas para acordar mais disposto todos os dias

Postado em: Cuidados com a Saúde Saúde e Bem estar - 10/04/2018

Acordar mais disposto pode parecer impossível para algumas pessoas, normalmente acabamos acordando mais cansados do que quando deitamos e não paramos para pensar que a qualidade do sono também influencia em nossa saúde. A disposição e o nosso humor no resto do dia começa ao acordar.

Algumas pessoas sofrem de insônia, o que pode requerer cuidados médicos, por isso se a indisposição e a falta de sono é frequente para você, talvez seja hora de você buscar ajuda de profissionais.

Um sono adequado contribui na manutenção dos níveis hormonais para o funcionamento regular do organismo, ajuda no emagrecimento, entre outros benefícios que pode proporcionar em sua saúde. É durante o sono que alguns processos químicos importantíssimos acontecem, e se você ingerir frituras ou refrigerante antes de dormir pode atrapalhar esses processos.

Veja a seguir algumas dicas para ter mais disposição e potencializar suas atividades diárias e consequentemente ter mais qualidade de vida.

acordar-mais-disposto-10dicas

  1. Tente acordar no mesmo horário todos os dias, nosso corpo é um reloginho e se adapta com os horários. Se você acorda em horários diferentes todos os dias vai prejudicar o bom funcionamento do seu organismo;
  2. Esqueça o botão soneca, ficar enrolando antes de levantar é pior, o ideal é sair da cama assim que acordar, se alongar e até fazer alguns exercícios leves para espantar o sono;
  3. Tenha uma motivação e planeje suas tarefas rotineiras, se você não está acostumado com essa rotina, todas as noites, pense em suas tarefas do dia seguinte e planeje suas ações. E não se esqueça de desacelerar 1h antes de ir para a cama;
  4. Hidrate-se logo cedo, pois a água ajuda a transportar nutrientes que dão energia para as células e ativam inúmeras funções;
  5. Desligue os eletrônicos para não ter distração; a luz reduz os níveis de melatonina, atrapalhando o sono. Antes de dormir o ideal é ler um livro ou tomar um chá, nada de dormir com a TV ligada ou ficar no celular;
  6. Cuide da alimentação dando preferência sempre aos alimentos naturais, faça uma refeição leve principalmente à noite;
  7. Pratique atividade física com regularidade e preferencialmente com orientação profissional;
  8. Priorize hábitos saudáveis evitando cigarros, bebidas alcoólica, gaseificadas e energéticas bem como alimentos gordurosos, ricos em açúcar, farinhas brancas e sódio;
  9. Prepare um café da manhã reforçado para dar energia e ter mais disposição. Você também pode experimentar alguns suplementos naturais para potencializar suas atividades, um exemplo é o guaraná com açaí ou a maca peruana que é rica em fibras e de baixa calorias;
  10. Esteja sempre em dia com a saúde, realizando as visitas médicas para prevenir doenças e evitar complicações futuras;

 

Dica Bônus 1: O ambiente também influencia na qualidade do sono, ou seja, o seu quarto deve ser bem aconchegante. Prefira as luzes de tom amarelo, um colchão de qualidade e resista em ter uma TV no quarto. Você vai perceber que com pequenos ajustes você vai acordar mais disposto.

Dica Bônus 2: As crianças seguem os exemplos dos adultos, por isso é importante ensinar desde pequenos que o sono é importante, crie uma rotina em sua casa que seja legal para todos;

Com essas 12 dicas em prática você vai acordar mais disposto e é possível perceber que a qualidade do seu sono irá melhorar gradativamente, pois um sono de qualidade pode auxiliar na sua saúde em geral.

É bom perceber e fazer testes com o que o seu organismo se adapta melhor, você pode experimentar chás diferentes e atividades leves diferentes antes de dormir e ao acordar também experimente técnicas diferentes para que você levante e tenha um dia bem mais disposto e feliz.

Depois conte pra nós o que deu certo para você!

Fique de olho no blog toda semana temos conteúdos diferentes.

Nutricionista Natuclin

Recomendados para você