10 sinais do desequilíbrio na flora intestinal

Postado em: Cuidados com a Saúde Saúde e Bem estar - 29/04/2021

Saiba o que é e como melhorar a flora intestinal

Nem todo mundo sabe, mas o nosso intestino é considerado um órgão tão importante que é visto pela ciência como nosso segundo cérebro. Muito do nosso bem-estar e saúde vêm do bom funcionamento do intestino, mas você sabe o motivo?

O intestino tem mais neurônios que a espinha dorsal e age independentemente do sistema nervoso central. Os neurônios intestinais também possuem a incrível capacidade de produzir pelo menos 90% da serotonina (molécula do bem-estar) que é descarregada em nosso corpo.

Mas o que isso tem a ver com a flora intestinal? Tudo.

A flora intestinal é a microbiota entérica composta por microrganismos no intestino.

São mais de 500 espécies de bactérias formando um ecossistema rico, em termos qualitativos e quantitativos.

Quando essas bactérias estão em desequilíbrio, o corpo reage em desequilíbrio também e acaba trazendo inúmeros problemas inclusive relacionados a questões psicológicas como ansiedade e depressão. Além disso, a flora intestinal está diretamente ligada à nossa imunidade, quanto mais equilibrada mais saúde e menos suscetíveis a doenças.

Atente-se aos sinais:

  1. Insônia
  2. Candidíase de repetição
  3. Dores de cabeça
  4. Queda de cabelo
  5. Unhas fracas
  6. Problemas de pele
  7. Doenças autoimunes frequentes 
  8. Períodos alternados entre prisão de ventre e diarréia
  9. Distensão abdominal
  10. Cansaço e/ou fadiga

Os sintomas acima são apenas alguns exemplos que mostram que o seu intestino merece uma atenção especial. 

Para melhorar a microbiota intestinal, é importante levar em conta o estilo de vida, tal como alimentação e atividade física para estímulo hormonal.

O que consumir para fortalecer a flora intestinal:

Fibras: alimentos como feijão, soja, vegetais de folhas escuras (rúcula, agrião e espinafre), frutas, cereais integrais e aveia ajudam a garantir a cota necessária de fibras.

Polifenóis: alimentos como chocolate amargo, uvas, amêndoas, cebola e brócolis.

Probióticos: estimulam a multiplicação das bactérias e melhoram a absorção de nutrientes em geral. Utilizados em casos de constipação, diarreia e deficiência da microbiota.

Cereais integrais: são ricos em fibras e contêm alguns carboidratos que são absorvidos apenas quando chegam ao intestino grosso. Alguns exemplos são arroz integral, aveia, chia, linhaça e granola.

Vegetais e legumes: dietas vegetarianas, por seu alto teor de fibras, são extremamente benéficas para o equilíbrio e a saúde da flora intestinal.

Como você pode perceber, o consumo de fibras é extremamente importante para a saúde da sua flora intestinal. Um aliado poderoso para manter a microbiota equilibrada e saudável é o Psyllium, uma fibra natural que contribui para a regulação do intestino.

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