5 dicas para fortalecer as articulações

Postado em: Cuidados com a Saúde - 13/08/2021

As articulações são parte fundamental do funcionamento do nosso corpo. As “juntas”, como são conhecidas, permitem a movimentação versátil que o corpo humano é capaz de fazer. Quando elas se enfraquecem ou se desgastam, movimentar-se passa a ser uma tarefa dolorosa e difícil. Por isso, fortalecer as articulações é tão importante.

O que são articulações?

Articulações são como chamamos a junção entre partes do nosso esqueleto. Elas podem ser formadas por diferentes tipos de tecido, como cartilagem ou fibras, e ser mais ou menos móveis, dependendo de seu tipo. Normalmente pensamos nos joelhos ou nos ombros, mas elas estão por todo o corpo, como nas vértebras, por exemplo.

Articulações fortes

Para mantê-las saudáveis, é preciso tomar alguns cuidados simples, mas muito significativos. Confira:

Exercite-se regularmente

Essa parece ser uma dica para todos os problemas de saúde, mas não tem como fugir disso: nosso corpo foi feito para se movimentar, por isso sofre quando ficamos parados. Exercícios contribuem na lubrificação das articulações, no fortalecimento dos músculos ao redor delas e na perda de peso, que também ajuda a aliviar a carga das articulações.

Caso você já tenha dores nas articulações, tente exercícios de baixo impacto, como andar de bicicleta ou nadar, que colocam menos pressão nas articulações do que exercícios como correr, por exemplo, mas sempre busque acompanhamento profissional para ter a melhor indicação de forma individual.

Alongue-se

Crie este hábito: todos os dias, separe alguns minutos para esticar o corpo e alongar. Isso vai desenvolver sua capacidade de mover suas articulações, o que ajuda a combater a rigidez articular e a proteger a cartilagem.

Fortaleça os músculos ao redor

O desgaste ou lesão da cartilagem resulta em inflamação e dores articulares, pode afetar regiões como joelhos, quadris, ombros, coluna; isso pode resultar em limitação e dificuldade dos movimentos. Músculos fortes ao redor das articulações ajudam a absorver os impactos do dia a dia e a aliviar a carga. Por isso, fortalecer essa musculatura também ajuda a manter as articulações saudáveis.

Perca peso

O sobrepeso pode ser um grande vilão para as articulações. Cada quilo a mais no corpo coloca mais pressão, o que pode acelerar o desgaste e aumentar as dores. A boa notícia é que todas as dicas anteriores já ajudam a perder peso, então o segredo é realmente investir nos exercícios.

Aposte nos suplementos certos

Produtos que ajudam a manter as articulações saudáveis são muito bem-vindos. É o caso do Cartilan, da Natuclin. Com colágeno tipo 2 e vitamina E em sua formulação, ele ajuda a combater dores nas articulações, melhorar a flexibilidade e evitar lesões. Clique aqui e garanta já esse suplemento que vai contribuir na manutenção da função articular.

Recomendados para você