Alimentação balanceada pode te ajudar a manter um cabelo forte e bonito

Postado em: Cuidados com a Saúde Saúde e Bem estar - 04/02/2021

Conseguir manter um cabelo bonito é o sonho de 10 em cada 10 mulheres. Independente dele ser comprido, curto, crespo ou cacheado, a ideia é sempre manter os seus fios saudáveis, brilhosos e com vida. Muita gente não sabe, mas os alimentos que são consumidos diariamente podem ajudar nessa árdua tarefa, dando mais força para os seus cabelos.

De acordo com a nutricionista da Natuclin, Alessandra Straube, a carência de vitaminas e minerais traz muitos prejuízos ao corpo. Entre eles estão fraqueza, unha e cabelo fracos e quebradiços, imunidade fragilizada, entre outros. ”Nosso corpo é uma máquina perfeita, mas se falta nutrientes que são os combustíveis para manter todos os órgãos funcionando bem, ai você pode sentir alguns sintomas desagradáveis, um deles é a fragilidade e queda dos cabelos”, afirmou a especialista.

Um dos nutrientes que pode contribuir com a saúde capilar é a biotina, também conhecida como vitamina H ou B7, pertence ao complexo B. Ela pode ser obtida  através da alimentação equilibrada e também é produzida no intestino pelas bactérias. Com isso, sendo essencial para manter a saúde da pele, unha e do cabelo.

Segundo Straube, entre os sintomas  da deficiência de biotina estão o enfraquecimento do cabelo e a pele seca. Para mudar isso, a especialista recomenda que alguns alimentos como ovo cozido, leite, amendoim, avelã, amêndoa e castanha de caju sejam consumidos regularmente.

A nutricionista indica que pequenas quantidades de gorduras como abacate, castanhas, azeite de oliva, nozes e linhaça também podem ajudar com ação anti-inflamatória no cabelo. Além disso, a especialista da Natuclin acredita que o colágeno é uma proteína que tem função fundamental na saúde capilar.

Alessandra explica que essa proteína atua na reestruturação dos fios e do couro cabeludo, além de reter a umidade que promove mais hidratação e manutenção de nutrientes na fibra capilar. O colágeno auxilia no fortalecimento dos fios.

Dicas para o cabelo

Além das dicas básicas de fazer hidratações, lavar da maneira correta e não abusar nas altas temperaturas, a boa alimentação é primordial para que você possa manter uma boa saúde para seus fios de cabelo. Cada um dos nossos fios é composto por uma proteína chamada de queratina e essas células precisam ser nutridas com minerais e vitaminas. Com bons hábitos alimentares é possível evitar a queda e acelerar o crescimento capilar.

O leite, por exemplo, pode ser um líquido importante para ajudar a manter uma boa saúde capilar. Essa bebida fornece vitaminas A B1, B2, B6 e B12, zinco, magnésio, fósforo e potássio, além de proteínas para quem consome regularmente. Outro benefício está no cálcio dessa bebida.

A ingestão de vitamina A, frutas cítricas e frutos secos também podem ajudar nesse processo. No entanto, para manter os seus cabelos saudáveis, você deve evitar a ingestão de açúcares refinados, álcool e café.

”Sempre procure manter uma alimentação equilibrada e preferencialmente aliada com outros hábitos saudáveis, boas noites de sono, hidratação com água, chá, água de coco, mantenha exames em dia, pratique alguma atividade física”, recomenda Alessandra Straube.

 

 

 

Recomendados para você