BIOTINA: O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ORGANISMO?
Postado em: Cuidados com a Saúde - 15/05/2019A biotina também conhecida como vitamina H ou B7, pertence ao complexo B, é hidrossolúvel (solúvel em água; dilui e também é elimina com facilidade pelo organismo). É um nutriente que participa do metabolismo de proteínas, carboidratos e gordura, atua na produção de anticorpos, ácidos graxos e no metabolismo da vitamina B3, além de contribuir na saúde da pele, cabelo e unha.
A biotina pode ser obtida através da alimentação equilibrada e também é produzida no intestino pelas bactérias; é essencial na saúde da pele, unha e cabelo; inclusive sobrancelhas, barba e cílios isso porque age em conjunto com outros nutrientes que são metabolizados no organismo; como no caso dos cabelos e unhas onde a queratina ajuda no crescimento e fortalecimento.
Os sintomas mais comuns da deficiência de biotina são: enfraquecimento do cabelo, pele seca, cansaço, formigamento, insônia, depressão, dores musculares, problemas digestivos e intestinais e ainda pode deixar o metabolismo mais lento que resulta em ganho de peso, irritação, indisposição e tantos outros problemas que podem gerar diversas complicações.
Os benefícios dessa vitamina vão muito além da beleza, pois a Biotina tem um papel importante na função cerebral com destaque para a atividade neurotransmissora onde favorece a memória, a concentração e atua na prevenção de casos de neurodegeneração que geralmente são irreversíveis.
A produção de hormônios também depende da biotina, através da atividade da glândula tireóide e adrenal, pois atuam em diversas funções do corpo, como na regulação da fome, do sono, do humor, e muitas outras.
O sistema cardiovascular precisa da biotina para funcionar adequadamente, pois age na defesa de doenças cardíacas. A reparação, manutenção e crescimento dos tecidos e músculos conta a participação da biotina e auxilia até mesmo na redução da inflamação.
A deficiência de biotina pode ocorrer em casos como: ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, quem costuma ingerir clara de ovo crua; pois pode bloquear a absorção, no uso de alguns tipos de medicamentos como antibióticos e anticonvulsionantes.
A recomendação diária é de aproximadamente 30 microgramas para adultos saudáveis e em determinadas condições é indicado o uso de suplementos, como no caso de fortalecimento dos cabelos e unhas.
Alguns alimentos que são fontes alimentícias de biotina: ovo cozido, leite, amendoim, avelã, amêndoa, castanha de caju. Lembrando que há produção de biotina no trato intestinal, consequentemente ocorre uma considerável excreção da biotina na urina e nas fezes. Portanto é sempre importante manter uma alimentação equilibrada e preferencialmente aliada com outros hábitos saudáveis.
0 Comentários