Como a alimentação pode ajudar no tratamento da fibromialgia?

Postado em: Alimentação Cuidados com a Saúde - 12/05/2020

A fibromialgia é um problema crônico, uma síndrome que apresenta um conjunto de manifestações clínicas em que ocorre dor generalizada por longos períodos. Qualquer pessoa pode ser atingida pela fibromialgia em diversas faixas etárias, mas as mulheres são as mais afetadas.

Os sintomas mais relatados incluem dor crônica por mais de três meses, cansaço, formigamento, dores nos músculos e tecidos, tontura, distúrbio do sono, ansiedade, cefaleia tensional, dificuldade cognitiva, diarreia ou constipação frequentes, suor excessivo, entre outros.

Até o momento, não existe um exame específico para a fibromialgia: o médico tenta descartar outras doenças, e em muitos casos o paciente passa por diversas especialidades médicas e demora a ter o diagnóstico de seu caso.
Os cuidados dos portadores de fibromialgia são amplos. É preciso cuidar mais da saúde, ter hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e de lazer, boas noites de sono, e outros momentos agradáveis que podem dar mais disposição e energia, e assim melhorar o desempenho e a produtividade em várias áreas da vida, permitindo até mesmo viver sem sentir tanto os incômodos que a fibromialgia causa.

Alimentação

Quanto mais natural, melhor. Uma dica é aproveitar os alimentos da safra, pois são mais saborosos, têm seu ciclo natural de amadurecimento respeitado, e podem até mesmo ter mais nutrientes. É uma opção para a saúde física e do seu bolso também. Temos para a safra de maio opções como:

Frutas: abacate, banana-maçã, caqui, kiwi, jaca, maçã, pera, tangerina (ou mexerica);

Legumes e verduras: abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, mandioca, mandioquinha, nabo, alho-poró, almeirão, erva-doce, louro, nabo, rabanete.

Existe uma infinidade de receitas que podem ser feitas com tanta variedade de alimentos. Se você não costuma ir para a cozinha, sempre é tempo. O importante é começar e se aventurar um pouco mais na arte de cozinhar e ter mais saúde. Essa é uma forma de descascar mais e desembalar menos.

A alimentação saudável e equilibrada faz toda a diferença no ciclo do sono. A ingestão de alimentos que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que, entre outras funções, age regulando o sono, é muito benéfica. Alguns nutrientes estão envolvidos nas reações que são benéficas ao bom funcionamento do organismo e no ciclo do sono:

Triptofano – por ser precursor da serotonina, o triptofano é fundamental na produção do hormônio do sono (a melatonina). Ele contribui de forma efetiva na qualidade do sono, ajuda na regulação do cortisol (hormônio do estresse) que, quando se encontra alterado, gera prejuízos ao organismo como ansiedade, alterações de humor e insônia. As principais fontes são: cacau, banana, abacate, aveia, lentilha, atum, salmão, castanhas e ovos.

Magnésio – esse mineral se liga a receptores que acalmam as atividades nervosas e relaxam o organismo. Também auxilia na regulação dos níveis de melatonina. É encontrado em nozes e castanhas, lentilha e chocolate amargo.
Priorize a ingestão de gorduras boas, como óleo de coco, azeite de oliva extravirgem, fontes de ômega 3, como salmão, sardinhas e oleaginosas, que reduzem o processo inflamatório.

Em determinados casos, é possível incluir suplementos para complementar a necessidade diária recomendada para a manutenção integral da saúde.

Não existe alimento específico que possa contribuir, mas alguns devem necessariamente ser evitados, como alimentos processados e ultraprocessados, bebidas estimulantes, como café , chá verde, chimarrão, chá preto, refrigerante, bebidas com teor alcoólico, alimentos gordurosos, açucarados, temperos artificiais – em especial os que contém nitrito de sódio e glutamato monossódico.

Uma alimentação equilibrada traz muitos benefícios e é fundamental fazer acompanhamento nutricional para determinar a melhor estratégia que possa atender as demandas nutricionais mais adequadas ao seu perfil individual.

Recomendados para você