Como funciona o nosso metabolismo?

Postado em: Cuidados com a Saúde - 19/11/2019

O metabolismo é o processo que o corpo usa para transformar os alimentos em nutrientes e realizar outras funções no organismo. São inúmeras as reações químicas que participam desse processo biológico natural. Quando falamos que o nosso metabolismo é rápido ou lento, estamos nos referindo à taxa de metabolismo basal (TMB), que diz respeito à quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso, e varia conforme sexo, peso, altura, idade e nível de atividade física.

O metabolismo diminui naturalmente com o passar dos anos, e também pode estar associado com a dificuldade de emagrecer, juntamente com outros fatores que interferem na saúde e manutenção adequada de peso corporal, como a alimentação, distúrbios hormonais, composição corporal, temperatura do ambiente, atividade física e demais condições.

Não existe fórmula mágica: para que o metabolismo seja mais eficiente, ele deve estar em sintonia com as metas estabelecidas e que devem ser colocadas em prática para se ter mais saúde e qualidade de vida.

Como ele funciona?

Dentro do metabolismo, há dois processos fundamentais. O primeiro deles é o anabolismo, no qual ocorre a formação de moléculas complexas a partir de moléculas simples. A prática de atividade física é uma das formas de estimular a fase anabólica, que fará a recuperação muscular durante o período de descanso. 

Já o catabolismo é um tipo de reação que libera energia, produz moléculas simples a partir de moléculas complexas e fornece energia para o bom funcionamento do corpo. O processo digestivo é um exemplo da ação catabólica, que também tem papel fundamental no controle dos batimentos cardíacos e da temperatura corporal.

O metabolismo é um assunto que gera muitas dúvidas e alguns mitos, como a genética e o metabolismo lento estarem relacionados com o aumento de peso, por exemplo. Pesquisas têm demonstrado que é possível acelerar o metabolismo e queimar calorias de forma efetiva e gradativa – e o melhor, sem apelar para aquelas dietas da moda que podem até mesmo comprometer a saúde.

Mas afinal, o que fazer para que o metabolismo seja eficiente?

Abaixo estão algumas ações que podem ser colocadas em prática para que o metabolismo trabalhe a seu favor:

Mexa-se

A redução da massa muscular, principalmente após os 30 anos, geralmente deixa o metabolismo mais lento. Para quem é sedentário, fica o alerta. Afinal, o anabolismo depende da prática de atividade física, o que é de extrema importância para que o metabolismo seja eficiente. Além disso, as células da musculatura necessitam de muito mais energia para se manter. Logo, quanto mais musculatura e menos gordura, mais rápido será seu metabolismo.

Trocas inteligentes

Uma coisa é certa, se você precisa mudar hábitos alimentares, necessariamente terá que se desapegar de muitas “gordices”, como alimentos processados e ultraprocessados, fast food, guloseimas, enfim, tudo aquilo que você sabe que prejudica a saúde e o funcionamento do organismo. 

Trocas inteligentes nessa hora podem fazer toda a diferença. Comece substituindo alguns hábitos ou escolhas alimentares que boicotam os planos para uma vida mais saudável. Troque o carro pela bicicleta, o elevador pela escada, descasque mais e desembale menos, prefira os assados no lugar dos fritos, integrais em vez de refinados, faça sua comidinha em casa, faça lista de compras e troque as dicas milagrosas por algo planejado e específico ao seu perfil.

Previna-se

Prevenção abrange muito aspectos, mas se tratando de metabolismo, vale destacar que fazer exames de rotina é um cuidado fundamental para prevenir doenças. Algumas alterações podem ser facilmente tratadas quando descobertas a tempo. Além disso, a manutenção de hábitos saudáveis interfere diretamente no metabolismo.

Você pode prevenir complicações quando tem boas escolhas alimentares, se hidrata corretamente, pratica atividade física, se livra dos vícios, tem boas noites de sono, tem vínculos sociais, mastiga bem e devagar, reserva um espacinho na agenda para cuidar da saúde e tantas outras ações que podem se adequar ao seu dia a dia; mas que sem sombra de dúvida só apresentarão resultados se colocadas em prática.

Fontes de nutrientes

Você sabia que a deficiência de alguns nutrientes pode deixar o metabolismo mais lento?

Nosso corpo funciona como uma máquina, digerindo alimentos, absorvendo nutrientes e enviando-os para fornecer energia para todas nossas células. Se o organismo sofre com a deficiência de vitaminas e minerais, dificilmente o metabolismo vai exercer as suas funções adequadamente. Manter a alimentação equilibrada e bem variada é um dos caminhos para a obtenção de nutrientes. Além disso, muitas vezes a suplementação também é recomendada.

As ações positivas em prol da saúde podem influenciar no bom funcionamento do metabolismo. Se você tem observado que algo não está bem, procure ajuda profissional. Invista e dedique mais tempo em cuidados com a sua saúde!

Recomendados para você