Como ter mais energia para praticar atividade física

Postado em: Cuidados com a Saúde Saúde e Bem estar - 05/04/2020

Dia 6 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física e vale destacar uma dupla perfeita: alimentação saudável com atividade física; aliadas importantes para ter mais qualidade de vida.

Selecionamos um trecho do livro Correr de Drauzio Varela, que sabiamente descreve: “O corpo humano é uma máquina construída para o movimento, diferentes máquina como o automóvel e o avião, também projetadas para o movimento, mas que se desgastam ao executá-lo, o corpo humano se aprimora com a movimentação, tenha você 1 ou 90 anos de idade. Correr é experimentar a liberdade suprema. É voltar aos tempos de criança.”

O sedentarismo, a falta de atividade física é um fator de risco para doenças cardiovasculares, câncer e diabetes e outras complicações. Pessoas fisicamente ativas tem mais disposição, o corpo funciona melhor; já pessoas sedentárias geralmente tem mais possibilidade de sobrecarregar os órgãos como o pâncreas, rins, articulações, coração.

E o que você pode fazer? 

Começar aos pouquinhos, afinal tudo é um processo, isso requer planejamento, e como recomendam os especialistas algumas etapas são fundamentais para que você tenha sucesso na caminhada por mais hábitos saudáveis, portanto antes de tudo, é fundamental saber se está em condições de iniciar uma atividade física, então precisa fazer exames para ter a liberação médica.

Para ter mais energia, além da alimentação equilibrada, em muitos casos vale investir em opções complementam e dão suporte para potencializar os exercícios; como a musculação por exemplo. A maca peruana disponibiliza de nutrientes importantes para a produção de energia, é rica vitaminas e minerais, carboidratos, fibras e ácidos graxos essenciais, pode contribuir na manutenção do equilíbrio hormonal que resulta em mais resistência física e ganho de massa magra. Outra vantagem além de ser estimulante e aumentar a disposição, está no fato de não conter cafeína, logo pode ser usada na dosagem ideal diária de acordo com a recomendação individualizada.

O óleo de cártamo é outra sugestão, rico em vitamina E; importante para os praticantes de atividade física, pois atua na recuperação pós treino, também possui propriedades anti-inflamatória e antioxidante, favorece o bom funcionamento do metabolismo, auxilia na queima de gordura, principalmente a abdominal.

  1. Exercitar é saudável! Como citado inicialmente o corpo humano se aprimora com o movimento, conciliar a atividade física com alimentação equilibrada, suplementação  e demais hábitos saudáveis é um dos caminhos para obter os resultados que busca. Importante é tomar uma atitude e começar ou recomeçar o quanto antes.
  2. Lembrando que a atividade física ideal tem que contar com a participação do profissional que montará seu plano de exercícios para atender ao seu perfil.

Recomendados para você