Como Tratar a Apneia do Sono

Postado em: Cuidados com a Saúde Saúde e Bem estar - 15/08/2017

No texto de hoje vamos falar sobre algo muito comum entre os homens: a apneia do sono. Mas afinal o que é a apneia do sono?

A apneia é um distúrbio considerado grave, em que a pessoa para de respirar por alguns segundos, diversas vezes durante a noite. Pessoas com apneia do sono podem inclusive, não estar cientes de que possuem este problema.

A apneia ocorre quando os músculos da garganta relaxam durante o sono e as vias respiratórias se fecham. Isso tudo impede a respiração adequada, reduzindo drasticamente o nível de oxigênio no sangue. Assim, o cérebro recebe a mensagem de que algo está errado e pela incapacidade de respiração, a pessoa desperta do sono rapidamente.  Esse problema, por se repetir inúmeras vezes ao longo da noite e pode causar sérias complicações.

Uma das situações como a obesidade, pode levar à apneia do sono, pois a gordura em excesso pode obstruir as vias aéreas, diminuindo a oxigenação do organismo. E tudo isso mexe com o metabolismo de maneira negativa, favorecendo a um maior ganho de peso, hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.

Por isso para diminuir o distúrbio do sono e as doenças relacionadas a este problema, é necessário realizar refeições com baixo teor de calorias e rico em fibras e alimentos anti-inflamatórios, como abacate, linhaça e peixes ricos em Ômega 3. Outras medidas simples podem ter melhora significativa como: dormir de lado, perder peso e evitar uso de álcool ou tranquilizantes.

Recomendados para você