Conheça os benefícios do Colágeno

Postado em: Cuidados com a Saúde - 10/07/2020

Colágeno é vida! As vantagens dessa proteína vão muito além da estética. Confira

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo. Seu nome, que vem das palavras gregas Kolla (cola) e Genno (produção), já sinaliza suas funções. Porém, além de agir no suporte e sustentação da pele, o colágeno também tem outras funções importantes em todo o corpo. 

O colágeno está presente na estrutura da pele, tendões, cartilagem fibrosa, ossos e outras partes. A medida que envelhecemos, a produção de colágeno sofre quedas gradativas nos diferentes estágios de vida, tanto na quantidade, quanto na qualidade do colágeno.

Todo o corpo e ambos os sexos podem ser afetados pela redução de colágeno, mas as mulheres são as mais afetadas. Elas podem perder até 30% durante os primeiros 5 anos da menopausa, o que interfere diretamente na saúde da pele em especial, que pode ficar mais flácida, ressecada e com as temidas marcas do tempo. Saiba mais sobre os benefícios dessa proteína para sua saúde:

Pele

A pele é composta por três tipos de proteínas: colágeno, elastina e queratina. Segundo especialistas, o envelhecimento cutâneo pode estar associado a diversos fatores, como oxidação causada pela ação dos radicais livres, o que torna a regeneração mais lenta, declínio hormonal, com a queda do estrogênio no organismo prejudicando a elasticidade e a espessura da pele, inflamação cutânea e até a própria expressão dos músculos faciais, que naturalmente formam as linhas de expressão. Pesquisas apontam que a ingestão de colágeno pode retardar o envelhecimento da pele, estimulando o processo de regeneração e minimizando os efeitos negativos dos agentes causadores de danos que afetam entre outros aspectos o tônus muscular, as cartilagens e as articulações.

Cabelo

A queda e o enfraquecimento do cabelo estão associados a diversos fatores. Uma das condições tem relação com o colágeno, afinal os folículos que sustentam o cabelo são feitos de proteína, que mantém o cabelo saudável e em fase de crescimento. O colágeno contribui na saúde capilar, fornecendo os aminoácidos necessários para síntese de proteínas de queratina. Ele também auxilia a circulação sanguínea em todo corpo e no couro cabeludo melhora a oxigenação e suprimento de nutrientes importantes para a saúde capilar. Além disso, pode evitar que os cabelos fiquem secos, opacos e quebradiços.

Unhas

Assim como a pele e cabelo, as unhas merecem um cuidado especial. Para ter unhas bonitas e fortalecidas, é fundamental a produção adequada de colágeno. Caso haja deficiência de nutrientes, elas podem ficar quebradiças, fracas, porosas, com manchas, mas quando estão saudáveis, mantém sua característica lisa, brilhante e transparente. O colágeno, junto com minerais e vitaminas, se fixa em maior ou menor concentração de acordo com a sua quantidade disponível nas unhas.

Equilíbrio Hormonal

De acordo com estudos, o colágeno pode contribuir no equilíbrio de aminoácidos no corpo. Ambos os sexos são afetados pela redução natural de colágeno no organismo, mas as mulheres em especial são mais prejudicadas devido à deficiência de hormônios sexuais, como estrógeno, testosterona e do hormônio do crescimento, principalmente, que afeta a produção de fibroblastos (células que produzem colágeno).

Cicatrização

A cicatrização é um mecanismo de defesa do organismo que envolve um conjunto de ações. Várias partes do corpo agem em prol da recuperação, e o colágeno é uma delas. Uma das suas funções é mobilizar as células imunológicas e estimular a formação de novos vasos sanguíneos, promovendo assim a reconstituição tecidual de forma adequada e mais rápida.

Emagrecimento

Uma das funções do colágeno tem relação com a saciedade, mas é fundamental que ela seja combinada com outros hábitos saudáveis – um conjunto de ações que pode ser efetivo no processo de emagrecimento.

De acordo com um estudo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de São Paulo, realizado com 60 mulheres, com idades entre 40 e 60 anos, a combinação do colágeno com substâncias antioxidantes (vitaminas A,C, E e Zinco) apresentou efeito positivo. Houve redução das rugas, melhora na elasticidade e hidratação da pele.

Busque dedicar um tempinho a mais para cuidar da saúde, a qualidade de vida está diretamente ligada a manutenção de bons hábitos.

Recomendados para você