Dia Mundial da Água

Postado em: Cuidados com a Saúde Saúde e Bem estar - 20/03/2020

Água é vida, um bem precioso que sofre constante escassez, e no dia mundial da água, vale lembrar que bilhões de pessoas infelizmente não tem acesso à água potável.

Este ano o foco do Dia Mundial da Água está relacionado com as mudanças climáticas e consequentemente tem forte ligação com o papel de todos, pois o plano de ação precisar ser integrado.

É uma data para conscientização, e mais importante ainda, é colocar em práticas algumas ações que contribuam efetivamente para o uso com responsabilidade e possam beneficiar principalmente a população menos favorecida.

Mas na prática, o que pode ser feito em nosso dia a dia para minimizar os efeitos que o uso descontrolado da água causa?

Partindo do princípio que a “união faz a força”; o esforço conjunto pode resultar em melhorias que refletirão no clima, na população e saúde.

Novos hábitos podem contribuir no desafio diário e solidário para uso consciente da água; as ações colocadas em prática refletirão na preservação da água e pode minimizar os efeitos nocivos de toda rede envolvida.

É importantíssimo mudar hábitos, repensar ações, temos o poder de enfrentar o desafio climático com o uso consciente da água, por isso selecionamos algumas dicas básicas para o dia a dia:

  • Reduza o tempo no banho, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa, feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;
  • Use a capacidade máxima da máquina de lavar roupas ou louças;
  • Evite usar mangueira, reutilize a água do enxágue das roupas para lavar calçadas, carros ou jogar no vaso sanitário;
  • Observe se tem vazamentos e também se há alguma torneira que fica pingando com frequência devido ao provável defeito na peça ou fechamento incompleto;
  • Use a água da chuva para regar as plantas pela manhã;
  • Ensine as crianças o quanto antes, sobre a importância da água e do uso adequado;
  • Evite desperdício de alimentos e outros bens; pois a produção está ligada ao uso da água;
  • Pratique a cozinha terapia com responsabilidade; priorize o cozimento a vapor, determinados líquidos que sobram do cozimento como os caldos ou água de legumes e verduras podem ser reutilizadas em outras preparações, não use água para descongelar o alimento, a água da higienização de frutas, verduras e legumes pode ser reutilizada para limpeza.

Preservar é saudável! Que tal colocar em prática em seu dia a dia? O benefício é para todos.

Recomendados para você