Estudo sugere que vitamina D tem efeito protetor contra a Covid-19

Postado em: Cuidados com a Saúde - 30/09/2020

Um novo estudo publicado pela Escola de Medicina, da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, indica que a vitamina D tem um efeito protetor contra o Coronavírus. Os pesquisadores analisaram amostras de sangue de 235 pacientes internados em um hospital com quadros graves da doença.

A pesquisa indicou que os pacientes que tinham pelo menos 30 ng/mL de calcidiol (ou 25-hidróxi-vitamina D) tiveram redução significativa no risco de apresentarem dificuldades respiratórias, de ficarem inconscientes e no risco de mortes.

De acordo com os pesquisadores, as amostras de sangue dos pacientes também tiveram menos marcadores inflamatórios e maiores níveis de linfócitos – células do sistema imunológico. O estudo também visa explicar porque a Covid-19 tem afetado com maior gravidade mais as pessoas negras do que as brancas. A vitamina D pode ser a razão disso. Além das condições socioeconômicas, pessoas de pele preta precisam de mais tempo de exposição ao sol.

Um levantamento feito por pesquisadores da própria Universidade indicou que pacientes com mais de 40 anos que tinham vitamina o suficiente, apresentam um risco de 51,5% menor de morte por Covid-19.

A vitamina D pode ser encontrada em suprimentos como peixes, carne vermelha e ovos. Para descobrir se o seu corpo tem essa substância em quantidade suficiente, o paciente deve realizar exames de sangue que sejam solicitados por um médico.

O estudo completo foi publicado na Revista Exame.

 

 

Recomendados para você